Crianças cegas e filhos de pais cegos se reuniram em campeonato de judô na tarde desta sexta-feira (7) em festival no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. Competindo de igual para igual, todas as crianças receberão medalhas por participarem. Quem promove a competição é o Ismac (Instituto Sul Mato-grossense Para Cegos).

Diretor do instituto e coordenador de esportes, Mauro Éder Martins, de 61 anos, perdeu a visão quando tinha 15 anos, quando sofreu um descolamento de retina. Ele contou a reportagem do Jornal Midiamax que achou que nunca mais iria praticar esportes ou ter uma vida normal como antes.

“Pensei que não teria mais expectativa de vida. O instituto me ensinou braile e descobri que poderia ter uma vida normal”, disse.

Instituto promove campeonato de judô para 20 crianças cegas e com visão 
Murilo e Maurício | Foto: Minamar Júnior/Jornal Midiamax

Uma tragédia marcou a vida de Maurício Vital, de 35 anos, que perdeu a visão durante um assalto, quando tinha 25 anos. Ele foi ferido com um tiro na cabeça e ficou cego. Hoje em dia, Maurício leva uma vida normal depois de passar por reabilitação no instituto. “Pensei que eu nunca mais iria jogar futebol e no Ismac eu pude ter novamente a oportunidade”.

Maurício trouxe o filho Murilo, de 6 anos, para competir e contou que o menino estava bastante ansioso para o evento. “Ele mal dormiu à noite, estava eufórico. Acho importante esse festival porque fomenta a modalidade olímpica”, disse.

O shopping que cedeu o espaço para o campeonato, deixou espaço para que tatames fossem colocados e também para que os pais pudessem acompanhar as crianças. O Ismac Rua 25 de Dezembro, 262, em Campo Grande, e oferece iniciação aos cegos no futebol e judô.

Instituto promove campeonato de judô para 20 crianças cegas e com visão 
Foto: Minamar Júnior/Jornal Midiamax