INSS passa a atender pedidos de aposentadoria por internet e telefone
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a realizar agendamento de aposentadoria e salário maternidade por internet e telefone, a partir de segunda-feira (21). De acordo com o INSS, o segurado não vai mais precisar ir até a agência do INSS. Ao ligar para o 135 ou acessar o Meu INSS, vai receber o […]
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O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a realizar agendamento de aposentadoria e salário maternidade por internet e telefone, a partir de segunda-feira (21). De acordo com o INSS, o segurado não vai mais precisar ir até a agência do INSS. Ao ligar para o 135 ou acessar o Meu INSS, vai receber o número do protocolo de requerimento.
Com a medida, a população vai poder acompanhar o andamento pela internet ou telefone e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
Com a mudança, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o segurado será atendido em uma agência perto da sua residência. Conforme informações do INSS, com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente.
A partir do dia 24 de maio, serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135.
Confira a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
- Atualizar dados cadastrais do beneficiário
- Alterar meio de pagamento
- Cadastrar Declaração de Cárcere
- Transferir Benefício para outra Agência
- Desistir de Aposentadoria
- Cadastrar ou Renovar Procuração
- Cadastrar ou Renovar Representante legal
- Reativar Benefício
- Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
- Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
- Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
- Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
- Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
- Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
- Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
- Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
- Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
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