O (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a realizar agendamento de e salário maternidade por internet e telefone, a partir de segunda-feira (21). De acordo com o INSS, o segurado não vai mais precisar ir até a agência do INSS. Ao ligar para o 135 ou acessar o Meu INSS, vai receber o número do protocolo de requerimento.

Com a medida, a população vai poder acompanhar o andamento pela internet ou telefone e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.

Com a mudança, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o segurado será atendido em uma agência perto da sua residência. Conforme informações do INSS, com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente.

A partir do dia 24 de maio, serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135.

Confira a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis

  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Alterar meio de pagamento
  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Transferir Benefício para outra Agência
  • Desistir de Aposentadoria
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante legal
  • Reativar Benefício
  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte