Cotidiano

INSS aumenta a lista de serviços disponíveis na internet

Extrato previdenciário já pode ser consultado sem sair de casa

Egina Becker Publicado em 16/07/2018, às 16h03 - Atualizado em 17/07/2018, às 07h44

None

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) liberou aos segurados realizarem consulta online dos extratos previdenciários (CNIS) a partir desta segunda-feira (16) pelo site ‘Meu INSS’. Além da consulta, os beneficiários também poderão fazer agendamento online para retirar o documento na agência.

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal também já disponibilizaram a consulta pela internet. Todos os serviços podem ser conferidos pelo site ou por aplicativos disponíveis para smartphones.

Além deste serviço, os extratos de empréstimo consignado, de imposto de renda, simulação de pedidos, entre outros, também serão feitos via internet ou pelo telefone 135. A lista completa dos serviços disponíveis online ou com agendamentos prévios, também feitos via internet, está no site do ‘Meu INSS’.

Cadastro

O segurado que buscar o site Meu INSS para conferir extratos e demais serviços deverá preencher o cadastro com nome completo, número de CPF, local e data onde nasceu e o nome completo da mãe. Feito isso, será gerado um código provisório para o acesso.

Após acessar a área de login, o beneficiário registrará uma senha de sua preferência, que substituirá o código provisório. Para isso, deve responder algumas perguntas de conferência sobre sua identidade, portanto, deve estar com a Carteira de Trabalho em mãos.

Decisão recente

Em maio, o INSS já havia disponibilizado o agendamento de aposentadoria e salário maternidade por internet e telefone. Com a medida, a população passou acompanhar o andamento sem sair de casa e, somente se necessário, pode ser chamado para comparecer à agência do INSS.

Conforme informações do INSS, a decisão visa melhorar o atendimento à população. Com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente.

Jornal Midiamax