Pelo menos 260 famílias devem ser assentadas no local
Pela primeira vez em quatro anos, Mato Grosso do Sul vai executar um projeto de reforma agrária com capacidade de assentar até 260 famílias, por meio da compra de uma fazenda em Dois Irmãos do Buriti por parte do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
A autorização da compra de uma área da Fazenda Correntes, com mais de 5,8 mil hectares, por R$ 55 milhões, foi publicada pelo Incra no Diário Oficial da União desta terça-feira (13).
No final de dezembro, o Incra já havia aprovado o projeto junto à Superintendência Regional de Mato Grosso do Sul do Instituto. Cada família beneficiada pela concessão dos terrenos deve receber 10 a 12 hectares.
A última desapropriação de terras em Mato Grosso do Sul data de 2014, quando a Fazenda Nazareth foi desapropriada para dar lugar a um assentamento de 170 famílias numa área de 2,4 mil hectares, em Sidrolândia.
O ritmo da reforma agrária vem decaindo em todo o Brasil. Em 2016, o Incra assentou 1,6 mil famílias em todo o país – número que caiu para 2017, no primeiro ano completo de gestão do governo de Michel Temer (MDB).