Nível do rio atingiu 6,8 metros nesta tarde

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu na tarde desta quinta-feira (22) um aviso alertando para o risco iminente de alagamentos nas próximas 24 horas em Miranda, cidade a 203 quilômetros de Campo Grande. O volume de chuva na cabeceira do rio elevou o nível do rio Miranda, que atingiu nesta tarde 6,8 metros de altura.

Conforme o instituto, a elevação do nível do rio deve continuar nas próximas horas, o que gera uma grande possibilidade de alagamentos na região. Com 7 metros, é considerado situação de emergência. O alerta, emitido às 16:00, informa o “risco iminente de alagamentos com potencial para provocar significativos danos materiais e risco de vida”.

Nas últimas 48 horas, o volume de chuva na cabeceira da bacia foi de 217 milímetros. Na manhã desta quinta-feira, às 7:00, o nível do rio Miranda era de 6,6 metros, que continuo subindo, em média 3 centímetros por hora. Às 16:00 da tarde, o rio atingiu 6,8 metros.Imasul emite alerta de transbordamento do Rio Miranda nas próximas 24 horas

Segundo no Imasul, na tarde desta quinta-feira, às 15:45, a PCD (Plataforma de Coleta de Dados) da Estrada MT-738, localizada próximo do rio, no quilômetro 21, atingiu a cota de 10,64 milímetros, o maior valor da série histórica e continua em ascensão. Com a elevação do rio, as águas começaram a invadir as instalações às margens do rio e inundando propriedades rurais.

Conforme o alerta do órgão, foi acionado a Cedec (Coordenação de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul) para que haja providências. A previsão é de tempo instável e, por esta razão, o nível do rio deve continuar subindo.