Pular para o conteúdo
Cotidiano

Hospital faz mutirão de cirurgia de cataratas, pterígio e consultas em Dourados

Começou hoje (22) e vai até domingo o mutirão de oftalmologia do Hospital de Cirurgias Eletivas da Grande Dourados. Estão previstos 205 atendimentos, sendo 105 consultas e 100 cirurgias de cataratas (80) e pterígio (20). Os mutirões têm o objetivo de diminuir a fila de espera por procedimentos nesta especialidade. “O planejamento, feito de acordo […]
Arquivo -

Começou hoje (22) e vai até domingo o de oftalmologia do Hospital de Cirurgias Eletivas da Grande . Estão previstos 205 atendimentos, sendo 105 consultas e 100 cirurgias de cataratas (80) e pterígio (20). Os mutirões têm o objetivo de diminuir a fila de espera por procedimentos nesta especialidade.

“O planejamento, feito de acordo com o que foi estabelecido junto à secretaria estadual de saúde, prevê um atendimento mensal de 100 pacientes que necessitam de assistência oftalmológica. Nosso objetivo maior é oferecer atendimento a todos”, destaca o diretor operacional da organização, Eduardo Gonçalves.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a medida faz parte da estratégia de regionalização na Saúde Pública, com a construção de novos hospitais, conclusão de estruturas que estão em andamento, além de investimentos em equipamentos e novos serviços para os municípios do interior do Estado. No caso de Dourados, o Estado garantiu a ativação do Hospital de Cirurgias Eletivas que está em pleno funcionamento e a construção do Hospital Regional, cujas obras estão em andamento. A medida tem o objetivo de descentralizar os atendimentos.

Também faz parte dessa estratégia desafogar as filas de espera e, para isso, a Caravana da Saúde tem percorrido os municípios de MS, com mutirões de atendimento. Entre 2015 e 2018 foram realizadas 67 mil cirurgias, sendo 47 mil de oftalmologia. Na edição da Caravana da Saúde em Dourados foram feitas 4 mil cirurgias de oftalmologia, 40 mil atendimentos e 12 mil consultas em especialidades médicas.

Caravana em Dourados

O município de Dourados vai receber a Caravana Indígena da Saúde do Governo do Estado nos próximos meses. Também está previsto que instituições de ensino municipais e estaduais de Dourados recebam a edição da Caravana da Saúde nas Escolas, examinando alunos entre a quarta série e sétima série.

Entre as consultas oferecidas na Caravana Indígena estão: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrino, odontologia, psiquiatria, urologia e psicologia.

A comunidade indígena têm acesso ainda a exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, PSA (câncer de próstata), preventivo (papanicolau), mamografia, ultrassonografia, câncer de pele e prevenção ao câncer bucal. Serviços como reconhecimento de União Estável, Emissão de 1° Via de RG e CPF também estão disponíveis. Há ainda atividades culturais e de entretenimento. As datas estão sendo discutidas com a Prefeitura de Dourados.

Ao todo, a Caravana da Saúde já realizou 850 mil procedimentos em todo o Estado, sendo 67 mil cirurgias, mais de 100 mil consultas, 34 mil exames, atendendo a mais de 250 mil pessoas em 11 microrregiões do Estado. (Com informações do site Dourados Agora)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Últimas Notícias

Esportes

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Lewis Hamilton não escondeu a decepção após ficar fora do top 10 do grid pela segunda prova consecutiva

Loterias

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Sorteio será realizado às 19 horas e apostas podem ser feitas até as 18 horas (horários de MS), de forma presencial ou on-line

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Oferta é de duas vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva, para cargos de nível médio e superior

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado