Pular para o conteúdo
Cotidiano

Hemosul faz campanha para doação de sangue em Corumbá

Nos dias 8 e 9 de junho, o Hemosul promove campanha de doação de sangue e também busca doadores de medula óssea em Corumbá. Tanto a coleta quanto o cadastro serão feitos no Núcleo Hemoterápico da cidade. As doações de sangue podem ser realizadas por pessoas de 16 a 65 anos de idade. No entanto, […]
Arquivo -

Nos dias 8 e 9 de junho, o Hemosul promove campanha de doação de sangue e também busca doadores de medula óssea em . Tanto a coleta quanto o cadastro serão feitos no Núcleo Hemoterápico da cidade.

As doações de sangue podem ser realizadas por pessoas de 16 a 65 anos de idade. No entanto, se for a primeira vez, a idade limite é 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos que pretendem doar sangue, precisam de autorização do responsável.

O doador deverá apresentar obrigatoriamente documento oficial com foto e menores de idade não podem ser doadores de medula.

Alimentação

É importante que o doador esteja bem alimentado, não fazendo jejum antes da coleta que tem duração média de 10 minutos.

Após o almoço, é necessário esperar cerca de duas horas para efetuar a doação de sangue. A quantidade coletada é de 450 ml e amostras de sangue para os exames obrigatórios por lei. Todo material utilizado é individual e descartável. O doador deve pesar ao menos 50 quilos.

Medula

De acordo com a Rede Hemosul, para doar sangue para medula, os voluntários precisam ter entre 18 e 55 anos. Na ocasião, são retirados 5ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Os dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se der compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada.

Se for compatível, o doador de medula é avisado e então passa por exames para constatar que está em boas condições de saúde. O procedimento dura aproximadamente 90 minutos e é aplicada uma anestesia para que o processo seja sem dor. As células de medula são tiradas do osso da bacia e não da espinha, portanto, não tem risco para a coluna. Do outro lado, o paciente tem a sua medula doente destruída e recebe as células de medula saudável do doador. A parte da medula retirada do doador se recupera sozinha em no máximo quinze dias.

Vacinação

Segundo informações do Hemosul, quem tomou vacinas recentemente não pode doar sangue. A vacinação que leva o indivíduo a ficar mais tempo sem doar é a da raiva precisa do intervalo de um ano.

Vacinas fabricadas de vírus ou bactérias atenuados, como a do Sarampo, Pólio Oral (Sabin), Febre Tifóide Oral, Caxumba (Parotidite), Febre amarela e BCG necessitam de três semanas de intervalo para a doação.

As vacinas contra o vírus da Rubéola e da Catapora (Varicela) exigem um intervalo mínimo de quatro semanas. Aquelas decorrentes de vírus ou bactérias mortas como a do Tétano, Cólera, Pólio (Salk), Difteria, Febre Tifóide e Paratifóide (injetável), Meningite, Coqueluche, Hepatite A, Peste, Pneumococo, Leptospirose, Brucelose, Haemophillus influenzae, Antraz e Doença de Lyme exigem um período mínimo de 48 horas para doar.

A imunização contra o vírus da Hepatite B (recombinante) exige um intervalo mínimo de sete dias e a do vírus da Gripe (Influenza), quatro semanas.

Serviço

O Núcleo Hemoterápico de Corumbá funciona na rua Colombo, 1250, entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, no Centro. O telefone para contato é (67) 3232-2470.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arlindo Cruz não responde mais a estímulos: ‘Está bem distante’

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

ceu-tempo-ceu eliel

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

Homem é preso após ser acusado de assediar crianças em parque de Dourados

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Últimas Notícias

Polícia

‘Alegrava nossas manhãs’: Amigos se despedem de nutricionista morto em acidente em MS

Caminhoneiro disse não ter visto motocicleta onde estava nutricionista

Cotidiano

Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande nesta quarta-feira

A equipe plantonista realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Esportes

Onde assistir: quarta tem seleção feminina em campo, muito Brasileirão e pré-oitavas da ‘Sula’

Campeonatos voltam 'com tudo' após pausa pra Copa do Mundo de Clubes

Cotidiano

Super Quarta: Funsat oferta mutirão mais de 2 mil vagas em Campo Grande

Além da lista de vagas diárias, três empresas realizam seleção nesta quarta-feira