Cotidiano

Greve dos caminhoneiros: Confira quais serviços funcionam nesta terça-feira na Capital

A greve dos caminhoneiros, que chega ao seu nono dia nesta terça-feira (29), fez com que várias instituições públicas tivessem serviços reduzidos ou suspensos por conta da falta de combustível. Veja quais instituições e áreas suspenderam, mantiveram ou reduziram serviços nesta terça-feira.

Guilherme Cavalcante Publicado em 29/05/2018, às 08h51 - Atualizado em 30/05/2018, às 12h03

None
Principal avenida, Afonso Pena é arborizada do começo ao fim (Cleber Gellio)

A greve dos caminhoneiros, que chega ao seu nono dia nesta terça-feira (29), fez com que várias instituições públicas tivessem serviços reduzidos ou suspensos por conta da falta de combustível em postos de abastecimento. Veja quais instituições e áreas suspenderam, mantiveram ou reduziram serviços nesta terça-feira:

Transporte Coletivo

O transporte coletivo permanece operando de forma semelhante à sexta-feira (25), com escala de férias. O total de linhas do Consórcio Guaicurus opera com 20 veículos a menos nas ruas nos horários de rush (manhã e tarde) e os ônibus executivos e articulados foram trocados por veículos regulares.

Coleta de lixo e Tapa-buracos

Serviços de tapa-buracos e demais manutenções (aguardando resposta)

A Solurb também informa que o estoque de combustível da empresa garante que os serviços de coleta de resíduos sólidos e de recicláveis seguirá sem interrupções e contratempos até a sexta-feira (1º).

Serviços de Saúde

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o plano de contenção que foi decidido na sexta-feira (25) foi mantido também nesta terça e garante normalidade nos serviços essenciais, como atendimentos em UBS (Unidades Básicas de Saúde) e em UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), priorizando serviços de urgência e emergência, transporte de imunobiológico (vacinas) e exames. Segundo a pasta, a redução ocorre no transporte de setores administrativos.

Escolas Municipais e Estaduais

De acordo com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), as escolas municipais funcionam normalmente nesta terça-feira. Somente na zona rural, das nove escolas, oito tiveram aulas canceladas devido à falta de combustível nos veículos que fazem o transporte dos alunos. As crianças que não conseguirem ir devido a falta de transporte, terão as aulas repostas.

Já segundo a SED (Secretaria de Estado de Educação), escolas estaduais seguem com aulas normais, porém, nos municípios do interior cujo serviço de transporte escolar foi prejudicado, a orientação dada às escolas é que os alunos não sejam prejudicados e tenham reposição da carga horária com atividades complementares. Nas cidades com transporte coletivo, como em Campo Grande, possíveis atrasos ou necessidade de liberar estudantes mais cedo também não prejudicará os alunos.

Universidades

Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), as aulas estão suspensas até o dia 30 de maio (quarta) em todos os campi da instituição. Restaurantes universitários só funcionarão no almoço. As atividades voltam normalmente em 4 de junho.

Os 15 campi da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) suspendem atividades nesta terça-feira. Todas as decisões são válidas apenas para hoje, não havendo definição sobre a quarta-feira.

Na Uniderp, as aulas da graduação EAD, graduação presencial e pós-graduação estão suspensas até quarta-feira (30).

Na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), todas as aulas estão mantidas e o calendário universitário segue normalmente.

Justiça

Sessões e audiências no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) seguem normalmente nesta terça-feira.

Já o MPE (Ministério Público Estadual) informa que funcionará em horário diferenciado nesta terça-feira, das 12h às 19h, e também não estarão fazendo diligências técnicas.

Em relação à Defensoria Pública, todos os pontos de atendimento funcionam na normalidade, assim como o sistema de plantonistas.

Jornal Midiamax