A , que chega ao seu nono dia nesta terça-feira (29), fez com que várias instituições públicas tivessem serviços reduzidos ou suspensos por conta da falta de combustível em postos de abastecimento. Veja quais instituições e áreas suspenderam, mantiveram ou reduziram serviços nesta terça-feira:

Transporte Coletivo

O transporte coletivo permanece operando de forma semelhante à sexta-feira (25), com escala de férias. O total de linhas do Consórcio Guaicurus opera com 20 veículos a menos nas ruas nos horários de rush (manhã e tarde) e os ônibus executivos e articulados foram trocados por veículos regulares.

Coleta de lixo e Tapa-buracos

Serviços de tapa-buracos e demais manutenções (aguardando resposta)

A Solurb também informa que o estoque de combustível da empresa garante que os serviços de coleta de resíduos sólidos e de recicláveis seguirá sem interrupções e contratempos até a sexta-feira (1º).

Serviços de Saúde

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o plano de contenção que foi decidido na sexta-feira (25) foi mantido também nesta terça e garante normalidade nos serviços essenciais, como atendimentos em UBS (Unidades Básicas de Saúde) e em UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), priorizando serviços de urgência e emergência, transporte de imunobiológico (vacinas) e exames. Segundo a pasta, a redução ocorre no transporte de setores administrativos.

Escolas Municipais e Estaduais

De acordo com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), as escolas municipais funcionam normalmente nesta terça-feira. Somente na zona rural, das nove escolas, oito tiveram aulas canceladas devido à falta de combustível nos veículos que fazem o transporte dos alunos. As crianças que não conseguirem ir devido a falta de transporte, terão as aulas repostas.

Já segundo a SED (Secretaria de Estado de Educação), escolas estaduais seguem com aulas normais, porém, nos municípios do interior cujo serviço de transporte escolar foi prejudicado, a orientação dada às escolas é que os alunos não sejam prejudicados e tenham reposição da carga horária com atividades complementares. Nas cidades com transporte coletivo, como em , possíveis atrasos ou necessidade de liberar estudantes mais cedo também não prejudicará os alunos.

Universidades

Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), as aulas estão suspensas até o dia 30 de maio (quarta) em todos os campi da instituição. Restaurantes universitários só funcionarão no almoço. As atividades voltam normalmente em 4 de junho.

Os 15 campi da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) suspendem atividades nesta terça-feira. Todas as decisões são válidas apenas para hoje, não havendo definição sobre a quarta-feira.

Na Uniderp, as aulas da graduação EAD, graduação presencial e pós-graduação estão suspensas até quarta-feira (30).

Na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), todas as aulas estão mantidas e o calendário universitário segue normalmente.

Justiça

Sessões e audiências no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) seguem normalmente nesta terça-feira.

Já o MPE (Ministério Público Estadual) informa que funcionará em horário diferenciado nesta terça-feira, das 12h às 19h, e também não estarão fazendo diligências técnicas.

Em relação à Defensoria Pública, todos os pontos de atendimento funcionam na normalidade, assim como o sistema de plantonistas.