O frio pegou os sul-mato-grossenses de surpresa neste fim de semana, mas logo deve ir embora. O dia ainda amanheceu gelado nesta segunda-feira (3), mas a partir de quarta-feira (5) o clima já deve esquentar, chegando a 32°C.

O meteorologista Natálio Abrahão Filho, da Estação Meteorológica Uniderp, confirma que os moradores não precisam se preocupar com a permanência do clima gelado. “A massa de ar polar está sobre o MS e hoje ainda faz frio assim como a manhã e madrugada de terça-feira. A partir da quarta-feira começa a subir gradualmente e o próximo fim de semana será com temperatura máxima na casa dos 30°C ou mais”, afirma. O meteorologista ainda ressalta que não há previsão de chuva.

Natálio explica que a mudança súbita de temperaturas não é uma surpresa e nem atípica, já que o inverno em Mato Grosso do Sul tem características de extremos de temperatura. Um exemplo do inverno sul-mato-grossense foi o mês de agosto: o clima maluco do mês anterior proporcionou que, enquanto Iguatemi tivesse uma sensação térmica de -5°C, Sonora registrou sensação de 45°C, e tudo isso em dias consecutivos.

Até então, o que se pode dizer sobre o inverno é que o mês de agosto teve fatores bastante atípicos, como várias frentes frias. “O inverno no estado tem três meses com a média de frentes frias, gira em torno de duas a cinco. O que foi diferente é que agosto tivemos seis frente frias em um mês só, é uma coisa que não é regular”, explica Natálio Abrahão Filho.

O meteorologista explica que, a menos de três semanas para o fim do inverno, as chuvas irregulares devem prevalecer. Confira a previsão do Inmet (Instituto Nacional de ) para os próximos dias:

  • Terça-feira: mínima de 5°C e máxima de 27°C.
  • Quarta-feira: mínima de 8°C e máxima de 32°C.
  • Quinta-feira: mínima de 10°C e máxima de 34°C.