Festival de xadrez da Reme reúne mais de 100 alunos em Campo Grande
Promover um intercâmbio social e esportivo entre as unidades de ensino da Reme (Rede Municipal de Ensino), revelando novos talentos, além de valorizar o trabalho dos professores que trabalham o xadrez com os alunos das escolas é o objetivo do Festival de Xadrez e Damas da Reme, que aconteceu nesta terça-feira (12), no Clube Estoril […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Promover um intercâmbio social e esportivo entre as unidades de ensino da Reme (Rede Municipal de Ensino), revelando novos talentos, além de valorizar o trabalho dos professores que trabalham o xadrez com os alunos das escolas é o objetivo do Festival de Xadrez e Damas da Reme, que aconteceu nesta terça-feira (12), no Clube Estoril e reuniu 158 alunos de unidades que praticam a modalidade.
A abertura do evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes e do chefe da Deac (Divisão de Esportes, Arte e Cultura) da Reme, Marcos Antônio Lopes, que destacou a característica de união promovida pelo evento.
“Estes momentos são importantes para aproximar nossos alunos no sentido de trocarem experiências, já que a proposta dos festivais não é a competição e sim, a de reunir estudantes e professores em um evento saudável”, disse.
A secretária Elza Fernandes falou sobre o empenho dos professores da Deac que trabalham as diversas modalidades esportivas na Reme. “Parabenizo a todos pela dedicação em desenvolver estes projetos nas nossas escolas. É um incentivo importante e que contribui muito com o desenvolvimento pedagógico das crianças”, afirmou.
Apesar de os professores destacarem a contribuição que os jogos de xadrez e damas têm no desempenho escolar, principalmente em disciplinas como a Matemática, os alunos estavam interessados, mesmo, na diversão.
Foi assim com a aluna da Escola de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, Samia Cordeiro Aguilera, que há dois anos começou a jogar xadrez por influência das amigas. Mesmo tendo conquistado várias medalhas em campeonatos, ela acredita que o objetivo principal deve ser a diversão. “Eu gosto mesmo é de disputar por brincadeira. A gente se diverte mais”, contou.
Da mesma opinião compartilha o aluno Luiz Gustavo Duarte de Souza, de 10 anos, que também se interessou pelo esporte há dois anos observando os colegas. “Já ganhei campeonatos na escola e acredito que meu raciocínio melhorou”, pontuou Luiz Gustavo.
Os festivais da Reme integram o projeto “Esporte Escolar: Uma oportunidade sem limites”, que este ano contempla 16 mil alunos em 85 escolas e 22 Ceinfs. A proposta é oportunizar ações educacionais através da interação entre estudantes da Rede Municipal de Ensino, por meio de atividades esportivas e culturais, mobilizando a comunidade escolar.
Diferente das competições, os festivais contemplam com premiação todos os alunos, o que incentiva ainda mais a participação, segundo o chefe da Deac, Marcos Antônio.
Assessoria
Notícias mais lidas agora
- Folgado: Ladrão invade 3 casas, toma banho, come e dorme na cama de moradores em Campo Grande
- Defensio Agro: Quadrilha que aplicou golpe de mais de meio milhão em produtores é alvo de operação em MS
- Revólver que seria enviado para Goiás é encontrado dentro de air fryer nos Correios em Campo Grande
- VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente em Campo Grande atingiu lateral de carro de aplicativo
Últimas Notícias
Ministério da Cultura repudia descaso com Milton Nascimento no Grammy: ‘Falta de respeito’
Após descaso do Grammy com Milton Nascimento, Ministério da Cultura compartilha nota de repúdio por tratamento desrespeitoso; entenda
Assassinatos e disputa pelo tráfico em Campo Grande acabou em operação contra traficantes ‘ostentação’
Drogas vinham de Corumbá onde ficava o fornecedor da quadrilha
Após retirar candidatura à presidência, Soraya Thronicke fica com 4ª suplência da Mesa do Senado
Eleições no Senado Federal aconteceram no sábado (1) elegendo Davi Alcolumbre (União Brasil) presidente
‘Dia do futebol?’ Craques compartilham aniversários neste dia 5 de fevereiro
Cristiano Ronaldo e Neymar são os mais famosos, mas não os únicos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.