Os pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças de 12 meses  5 anos de idade para vacinarem contra a e , não podem deixar de ir nos CRS (Centros Regionais de Saúde) neste sábado e domingo (14 e 15). Faltando ainda 6,6 mil crianças para se imunizarem, as unidades de saúde estão com movimentação fraca.

A reportagem do Jornal Midiamax foi em dois CRS e o que o encontrado foram bancos de esperava vazios e salas de vacinação atendendo aos poucos. No CRS do Nova Bahia, 12 crianças haviam sido vacinadas pela manhã e enfermeira responsável disse que a movimentação tem sido fraca em comparação com a semana anterior.

Solange Bezerra Ferreira, de 29 anos, levou o filho, de 8 meses, para vacinar ainda no começo da campanha e orientou os outros pais: “É importante trazer eles para se imunizarem e não deixar para última hora”, afirmou.

Deixar o filho para vacinar ‘em última hora' não foi uma escolha de Lizandra da Costa, de 24 anos. A jovem disse que durante a campanha, o filho, de 1 ano, estava atualizando a caderneta de vacina com várias doses e a vacinação contra pólio e sarampo precisou esperar.

“No mês passado ele precisou tomar 4 vacinas, duas em cada perna. Aí a enfermeira pediu para esperar um pouco para vacinar novamente”, disse Lizandra. Aproveitando que o movimento estava bem reduzido, ela compareceu pela manhã no CRS do Bairro Tiradentes.

A imunização está sendo feita nos CRS do Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavilla.

Sem atingir meta

Campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite terminou na última sexta-feira (14) e não atingiu a meta de vacinar 95% das crianças entre 1 e 5 anos de idade. Por isso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) disponibiliza, neste sábado (15) e domingo (16), salas de vacinação em quatro unidades de saúde de .

Na Capital, segundo levantamento da Sesau, 6,6 mil crianças ainda não foram levadas pelos pais ou responsáveis para tomaras doses.

Até o momento, segundo informou a pasta, a cobertura vacinal contra o Sarampo está em 85,55% e Poliomielite, em 86,06%. Ao todo, 47,5 mil crianças devem ser vacinadas. Neste ano, 14 casos suspeitos de Sarampo foram notificados, mas 10 deles já foram descartados.