Pular para o conteúdo
Cotidiano

Evento orienta profissionais da Reme sobre uso de tecnologia em sala de aula

Assessoria Informar sobre as novidades no universo das tecnologias e suas aplicações no contexto pedagógico. Essa é a proposta da palestra que acontece nesta sexta-feira (10), no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), voltada aos coordenadores e apoios pedagógicos, professores e orientadores das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). Ministrada pelo...
Arquivo -

Assessoria

Informar sobre as novidades no universo das tecnologias e suas aplicações no contexto pedagógico. Essa é a proposta da palestra que acontece nesta sexta-feira (10), no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), voltada aos coordenadores e apoios pedagógicos, professores e orientadores das escolas da Rede Municipal de Ensino ().

Ministrada pelo chefe da Divisão de Tecnologia da Reme, Guilherme Mathias Ferrari, a palestra, que acontece até o final da tarde, busca fortalecer a prática da equipe técnica e pedagógica quanto ao uso das ferramentas tecnológicas como forma de operacionalizar e dinamizar a organização do trabalho pedagógico, além de apresentar boas práticas sobre o uso das novas tecnologias como ferramenta didática no processo de ensino aprendizagem.

De acordo com Guilherme, é preciso que os profissionais compreendam as implicações do uso dessas tecnologias. “Eles devem provocar a busca e articular essa mudança nas formas de adquirir conhecimentos e diversificar os procedimentos metodológicos, por isso, antes de incentivar o trabalho com as novas tecnologias em sala de aula, eles devem considerá-las nos seus afazeres de rotina”, ressaltou.

O técnico destaca que manter-se atualizado com as novidades da área tecnológica significa um ganho importante na qualidade do trabalho desenvolvido e na construção de projetos educativos. “É uma tarefa impreterível para a equipe pedagógica, porque essas tecnologias da comunicação transformam não apenas nossa maneira de se comunicar, mas também de trabalhar e pensar”, afirmou Guilherme.

A palestra está oferecendo, também oportunidade para os profissionais trocarem experiências e sanar dúvidas referentes a utilização das novas tecnologias no trabalho. “Estamos apresentando exemplos positivos que já são aplicados em nossas unidades, além de sugestões de utilização dos computadores como ferramenta de trabalho escolar”, pontuou o técnico.

Utilização consciente

A professora Aparecida Feitosa de Oliveira, que atua como apoio pedagógico na escola Professora Oneida Ramos, considera necessária a atualização quanto às novidades na área tecnológica, mas ressalta a importância de discutir em sala de aula sobre o uso adequado desses recursos. “Penso que deve haver uma moderação. As aulas nas salas de recursos também podem ser um momento de discussão e reflexão sobre como utilizar a tecnologia de forma que não atrapalhe o desenvolvimento das crianças, pois é importante que elas também desfrutem de brincadeiras coletivas, tenham convivências. Tudo deve ser dosado”, disse.

Para a professora Giovana Queiroz de França, as palestras de atualização ajudam os profissionais a terem ideias para incrementar as aulas. “Não podemos ter resistências nessa área porque é preciso acompanhar a evolução e os alunos todos têm acesso a esses recursos, inclusive nas escolas, que têm salas específicas para essas aulas”, pontuou.

Como forma de utilização desses recursos, a professora cita uma aula onde mostrou aos alunos como utilizar o Google Maps, serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra, que pode ser aproveitado nas aulas de Geografia, por exemplo.  “Precisamos saber usar essas ferramentas para tirar proveito de todos os recursos”, disse Giovana.

O superintendente das Políticas Educacionais da Semed, Waldir Leonel, a gestão está sempre em busca de ações para manter os profissionais antenados com as novidades da área tecnológica. “Se o professor não consegue utilizar esses recursos, não consegue fazer a inclusão digital. Temos salas de tecnologias e por isso eles precisam estar sempre atualizados para usar todos os recursos de mídia”, enfatizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

Droga avaliada em R$ 100 mil é interceptada nos Correios e casal preso em Campo Grande

“Só alguém transtornado para aceitar”, diz deputado após ação da PF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

VÍDEO: Menino que sobreviveu a acidente na BR-060 com morte de mãe e irmão dá primeiros passos

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Festa julina movimenta a ‘Feira Central’ de Dourados neste final de semana

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Com muita criatividade, os brasileiros não param de criar sátiras sobre a situação dramática enfrentada pelo ex-presidente

Política

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Senador concedeu entrevista ao Midiamax nesta manhã e comentou as expectativas para contato com o governo estadunidense

Cotidiano

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ causado por caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vizinhança diz que a frequência de desvios na rota para escapar da fiscalização da balança na rodovia está causando frustração na região diante do poeirão levantado nas vias sem pavimentação

Política

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Ana Portela e Rafael Tavares, também do PL, vêm ação determinada por ministro Alexandre de Moraes como "perseguição"