Mesmo com nome o estabelecido por lei há 24 anos, trecho da Avenida Dom Antônio Barbosa é popularmente conhecido como extensão da Avenida Euler de Azevedo, em .  Dos milhares de moradores da região, alguns sabem que avenida muda de nome em um determinado trecho, mas há aqueles que sequer sabiam que rua não é o que popularmente conhecem.

Conforme a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), a Avenida Euler de Azevedo começa no cruzamento com a Rua 14 de julho e ‘morre' na rotatória com a Avenida Tamandaré. Desta forma, a partir daquele ponto, a avenida passa a se chamar Dom Antônio Barbosa, desde a Lei 3077/94 sancionada em 14 de julho de 1994.

A reportagem do Jornal Midiamax foi até a região conversar com a população conferir se eles sabiam do nome “real oficial” da recém-reformada avenida e, para a surpresa, há morador que mora há 40 anos na região que não sabia da denominação.

Aguardando no ponto de ônibus que estampa o nome “D. Antônio Babosa” no letreiro, o aposentado Juarez Niconedes, de 65 anos, confessa que não sabia do nome e se mostrou surpreso.

Euler de Azevedo ou D. Antônio Barbosa: qual nome do trecho duplicado?
Foto: Marcos Ermínio

“Eu moro aqui perto faz 40 anos e eu não sabia não. Todo mundo fala que é Euler de Azevedo, né? Aí eu sempre achei que aqui fosse esse nome mesmo”, disse ele. Por fim, Juarez prometeu que vai tentar se lembrar do nome da avenida quando for comentar.

Ali perto, a reportagem conversou com Enieli Alves Ferreira, de 40 anos, que trabalha em um comércio em frente à Avenida Dom Antônio Barbosa. Para o Midiamax, o comerciante disse que sabia, de fato, que um trecho da avenida mudava de nome, mas que não sabia que sempre inverteu os nomes das localidades.

“Eu pensei que lá para cima [antes da rotatória com a Tamandaré] fosse a Dom Antônio e aqui onde duplicou fosse a Euler”, relatou o comerciante, que mora na região há 20 anos.

Euler de Azevedo ou D. Antônio Barbosa: qual nome do trecho duplicado?
Foto: Marcos Ermínio

Também aguardando ônibus na Avenida Dom Antônio Barbosa, os acadêmicos de Artes Cênicas Roberson Marx, de 22 anos, e Aline Espírito Santo, de 20, tiveram respostas distintas quando questionados sobre o nome da avenida.

Roberson disse que sabia que trecho mudava de nome, já a colega Aline, disse que não sabia. “Eu sei porque quando eu peço Uber para ir pra UEMS dá [no GPS] que é Dom Antônio”, disse o acadêmico.

Euler de Azevedo ou D. Antônio Barbosa: qual nome do trecho duplicado?
Foto: Marcos Ermínio

Sistema de GPS do aplicativo pode estar certo, mas do Google Maps, plataforma que é possível ver mapas de cidades mundo afora, ainda está desatualizado.

Até mesmo o Governo do Estado trata o trecho duplicado como Avenida Euler de Azevedo, quando na verdade seria Dom Antônio. Uma placa instalada no local falando sobre a duplicação trata o trecho com o nome equivocado.

A confusão dos nomes chegou a confundir o Jornal  Midiamax, que publicou na terça-feira (8) uma matéria sobre as muretas torno da extensão da avenida que virou piada nas redes sociais. Na matéria reportagem utilizou Avenida Euler de Azevedo, quando o correto seria Avenida Dom Antonio Barbosa.

Euler de Azevedo ou D. Antônio Barbosa: qual nome do trecho duplicado?
Trecho que deveria aparecer como Avenida Dom Antônio Barbosa, aparece como Avenida Euler de Azevedo no Google Maps | Foto: Google Maps/Reprodução

Mas quem são?

Dom Antônio Barbosa foi um arcebispo de Mato Grosso do Sul. Em 1958 foi nomeado bispo, com a elevação de diocese de Campo Grande para arquidiocese, Dom Antônio se tornou o primeiro arcebispo de 1978. O religioso renunciou em 1986, tornando-se arcebispo-emérito da Capital. Ele faleceu em 3 de maio de 1993.

Já Euler de Azevedo foi um médico que atuava em Campo Grande.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal para apurar mais detalhes de quem seria o doutor, mas até o fechamento desta matéria, não havia respondido.