Cotidiano

Energisa autua 23 estabelecimentos por furto de energia no Centro da Capital

De 30 locais vistoriados, em 23 foi constatada a irregularidade

Raiane Carneiro Publicado em 23/03/2018, às 17h08

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De 30 locais vistoriados, em 23 foi constatada a irregularidade

A Energisa, concessionária de energia de Campo Grande, fez uma ação no Centro para combater o furto de energia. Os trabalhos aconteceram nesta sexta-feira (23) e contaram com o apoio da Polícia Civil. Foram vistoriados 30 locais com suspeita de furto da rede elétrica, sendo que 23 casos foram confirmados. 

De acordo com a concessionária de energia, participaram da ação 20 equipes, que percorreram o quadrilátero da Avenida Fernando Correa da Costa, Padre João Crippa, Avenida Mato Grosso e Ernesto Geisel. Ao todo, foram 30 locais vistoriados, sendo confirmado furto de energia em 23 deles. A empresa informou que os clientes foram autuados e irão arcar pela energia consumida durante o período da fraude. 

A Energisa informou ainda que as operações que combatem furto de energia são deflagradas por intermédio das informações do Centro de Inteligência de Combate a Perdas, que monitora constantemente o comportamento de consumo dos clientes. O combate a esse tipo de caso é uma obrigação regulatória determinada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Em 2017, a Energisa informou que em sua área de concessão, foram feitas 103 mil inspeções de combate a furtos de energia, que geraram 22,2 mil autuações. A empresa estipula que cerca de 150 clientes são autuados diariamente pelo furto de energia no Estado. 

Energisa autua 23 estabelecimentos por furto de energia no Centro da Capital

A concessionária ressaltou que o furto de energia, conhecido como ‘gato’, é crime e impacta na tarifa dos clientes regulares. A pena prevista para quem utiliza a fraude varia de 2 a 8 anos e para quem se beneficia do furto, é de 1 a 4 anos. 

A Energisa informa que disponibiliza meios para os clientes denunciarem o furto de energia, que pode ser feito através do Canal de Atendimento – Call Center 24 horas: 0800 722 7272, pelo aplicativo Energisa ON e pelas Redes Sociais.

Jornal Midiamax