Apesar de representarem um problema recorrente no trânsito da Capital, os semáforos em sinal de alerta podem ser causa de acidentes. Na manhã desta segunda-feira (6), três carros se envolveram em uma colisão no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Ernesto Geisel, quando o sinal estava intermitente. Ainda na Avenida Afonso Pena, no cruzamento com a Rua Alagoas, o semáforo também estava em alerta nesta manhã.

Mas afinal, o que fazer em uma situação como esta? A chefe da divisão de educação para o trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Ivanise Rotta, alerta que em caso de semáforo intermitente, a preferência é sempre de quem vem pela direita. “Quando o semáforo está no intermitente, ele está em alerta e atenção, então prevalece a lei, se não tiver um agente de trânsito. A regra se sobrepõe ao semáforo e a preferência é de quem vem pela direita”, diz.

Rotta ressalta que a lei de trânsito vale em qualquer rua, inclusive nas avenidas. Segundo ela, muitas vezes o motorista segue o senso comum e acredita que tem preferência ao transitar em uma avenida, como a Afonso Pena.

Segundo a chefe da divisão de educação no trânsito, sempre que o semáforo estiver intermitente, os motoristas devem reduzir a velocidade e dar preferência para quem transita pela direita.

A regra pode parecer óbvia para alguns motoristas, mas muitos se esquecem de conceitos básicos ensinados nas autoescolas. Além disso, quem dirige sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pode não ter conhecimento da regra de preferência.

“Todos nós acreditamos que cada um só assume a condução de uma motocicleta ou de algum veículo a partir do momento que ele tem CNH. Se você passou por uma autoescola, isso foi ensinado. Aprende-se muito sobre direção defensiva, isso é cobrado nas aulas teóricas, sobre o que fazer nestes casos. Em hipótese alguma o motorista pode dizer que desconhece esta regra”, finaliza.

Encontrou um semáforo em alerta no trânsito? Informar o defeito é importante para que o reparo seja rápido e evite acidentes. Entre em contato com a equipe de semáforo da Agetran pelo telefone (67) 3314-3411.