Rua 14 de Julho terá só uma pista liberada

Vendedores ambulantes que esperam o ano todo pelo Carnaval para lucrar com venda de bebidas e lanches na região Central da cidade estão tendo de usar a criatividade para garantir as vendas. Mudança de endereço no ponto de comércio, definido pela prefeitura neste ano depois de problemas em 2017, tem deixando alguns vendedores descontentes.

Os blocos de Carnaval que atrairão centenas de foliões para a Orla e Esplanada Ferroviária começam nesta sexta-feira (9) são os locais preferidos dos ambulantes, mas neste ano mudanças tiveram de ser impostas pela Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana).

Até o ano passado, os vendedores instalavam suas barracas na Rua 14 de Julho, no entanto, uso de som alto para atrair foliões mesmo depois do encerramento dos blocos revoltou moradores da região. Para evitar o incômodo, o município decidiu permitir a instalação dos vendedores na Avenida Mato Grosso, quase esquina com a Calógeras.

Alguns ambulantes chegaram a se instalar, neste início de tarde, no ponto antigo, mas agentes da Semadur reposicionaram os vendedores no novo ponto. Entre os itens vendidos tem de tudo: cerveja, drinks, churros, lanches e até açaí, para ajudar a aliviar o calorão.

Suelen Oliveira Ferreira, de 30 anos, faz parte do grupo de vendedores descontentes com o novo endereço. “Vai diminuir as vendas, mas estamos apostando em promoções porque dentro dos blocos as coisas são mais caras”. A vendedora garante que cerveja long neck será vendida a R$ 10 o combo com três unidades. Se as vendas estiverem fracas, há expectativa de cada uma sair por R$ 2,50 para o consumidor.

O casal Carlos Alberto Costa, 55 anos, e Neti Araújo, 52 anos, trabalha com vendas há 20 anos exclusivamente no Carnaval. A mudança de endereço também os desagradou. “Estão tentando coibir as vendas”, afirmou Carlos.

Enquanto há descontentamento de um lado, de outro tem a Diana Valensuela, de 29 anos e moradora da região. Ela conta que pela primeira vez ela e os vizinhos receberam autorização da prefeitura para comercializarem durante os blocos.

Em novo endereço, ambulantes apostam em promoções para lucrar no Carnaval

Chefe de fiscalização da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Carlos Guarini ressalta que a interdição das ruas do Centro começa nesta tarde. Na Rua 14 de Julho, só uma faixa, a da direita, será liberada para trânsito de carros e ônibus, estacionamento ficará proibido no local.