Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em época de chuvas, escorpiões fazem vítimas em Campo Grande

Aracnídeo se prolifera em locais onde há lixo e entulhos
Arquivo -

Aracnídeo se prolifera em locais onde há lixo e entulhos

Com a incidências das chuvas e a não conservação da limpeza de casas e terrenos, os escorpiões aproveitam para fazer novas vítimas, em Campo Grande. Na semana passada, o pedreiro Luiz Fernando Simões, de 28 anos, morador do Jardim Campo Novo, região norte da Capital, foi uma delas.

Na noite da última quinta-feira (15), seu filho de 3 anos chegou bem perto de também entrar para as estatísticas de pessoas picadas pelo aracnídeo. Por sorte, a mãe da criança, a jovem Jhennyffer da Silva Molina, de 21 anos, constatou a presença do escorpião no quarto do filho e impediu que ele tivesse a mesma sorte do pai.

“Aqui na frente da nossa casa tem um enorme terreno, onde antes era uma horta, cheio de entulhos, todo tipo de lixo, e o proprietário não toma nenhuma providência para a limpeza dele. Tenho dois filhos pequenos e já é o terceiro escorpião que encontro dentro de casa somente no último mês”, desabafou a mãe.

Após a picada, o pai da criança recebeu tratamento médico, mas, na tarde desta sexta-feira (16), enquanto sua esposa conversava com a reportagem do Jornal Midiamax, o pedreiro teve de retornar novamente a UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Bahia, por conta de complicações no local do ferimento.

Cuidados

Para evitar a aproximação do escorpião, a população deve manter quintais limpos e livres de entulho. Também é importante, conforme o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que sejam adotadas barreiras físicas em frestas e rodapés de portas.

O CCZ ainda recomenda que a população tampe ralos de banheiros, cozinhas, pias e áreas externas, evite que móveis como cama, sofá e guarda-roupas fiquem encostados em paredes e, ainda, que roupadas e calçados não sejam deixados no chão ou em locais rasteiros.

A população deve tomar muito cuidado na hora de realizar a eliminação do aracnídeo. Segundo o CCZ, o escorpião deve ser abatido sem o uso de inseticidas, uma vez que eles podem deixa-lo ainda mais irritado e ativo, causando ainda mais riscos a quem esteja por perto.

Após a eliminação, o escorpião deve ser colocado em um recipiente com álcool e o CCZ comunicado imediatamente pelo telefone (67) 3314-5000. Uma equipe será enviada ao local para avaliar o caso e repassar as informações necessárias.

Em época de chuvas, escorpiões fazem vítimas em Campo Grande

Denúncias

Moradores que residem próximos a terrenos baldios devem formalizar reclamação na Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde) pelo telefone 3314-9955, informando o endereço do local onde não há conservação ou limpeza.

Após a denúncia, conforme o CCZ, uma equipe visitará o local para verificar as condições do terreno e o proprietário será notificado para que faça a limpeza. Caso ele não realize dentro do prazo determinado, poderá sofrer um processo administrativo passível de multa, podendo, inclusive, ser autuado judicialmente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Real Madrid impede acerto de Ancelotti com CBF; Jorge Jesus é bola da vez para dirigir seleção

Carro capota em acidente nas proximidades da Câmara de Campo Grande

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

Campo-grandense que matou taxista em Portugal é absolvido pela segunda vez em julgamento

Notícias mais lidas agora

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

VÍDEO: Ônibus de turismo invade calçada de bar na Avenida Afonso Pena

Últimas Notícias

Esportes

Inter e Fluminense abrem vantagem na Copa do Brasil; Atlético-MG e Fortaleza empatam

Internacional que vem em boa fase sob o comando de Roger Machado sofreu para vencer

Esportes

São Paulo conta com ‘desencanto’ de Luciano para virar sobre o Náutico pela Copa do Brasil

O jogo de volta está marcado para o dia 20 de maio

Brasil

Indígenas isolados, idosos e doentes foram vítimas de fraudes contra aposentados

Foram descobertos cadastros em nome de analfabetos e indígenas de comunidades isoladas

Trânsito

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Motoentregador bateu na traseira do carro e caiu ao chão