A publicação do edital do concurso público para professor de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, no Diário Oficial da última quinta-feira (4), gerou revolta nos de Arte de Mato Grosso do Sul.

Os docentes alegam contradição no requisito que permite profissionais graduados em Educação do Campo, com habilitação em Linguagens e Códigos, à concorrem nas vagas da disciplina de Arte.

A Associação-Sul-Mato-Grossense (Asmae) emitiu uma carta afirmando que o Ensino da Arte no Brasil, na Educação Básica, é apresentado a partir de quatro linguagens: artes visuais, música, dança e teatro. Portanto, segundo a presidência, é imprescindível que o contexto na Arte da Educação Básica abarque uma formação docente específica.

Ainda, conforme o Asmae, no Estado há professores com formação específica e nada justifica a contratação de educadores não habilitados. A Associação se respalda na obrigatoriedade prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394 / 96 onde não é permitido que as aulas de Arte sejam entregues a profissionais formados em outras licenciaturas.

Matheus Vinicius Fernandes, membro da diretoria da Asmae, acredita que o curso de Educação no Campo forma profissionais para atuar no campo e, esse quesito, não é citado no edital. Fernandes ressalta a importância de graduados na área, mas não entende como, em 4 anos, um estudante pode sair apto para atuar em diversas disciplinas.

A luta da categoria é para que uma retificação seja inserida no edital com o objetivo de funilar os candidatos para a disciplina específica.

“Vamos ter que dividir as vagas sendo que temos formação específica. Hoje, o Estado possui 4 faculdades públicas que oferecem o curso. Cênicas na UEMS em Campo Grande, em Dourados, música e artes visuais na UFMS, além de dezenas de cursos particulares que oferecem à distância. Não consigo compreender o precedente para tal requisito. Abre a questão do professor que não é área especifica.”

SED

Por meio de assessoria de imprensa, a SED (Secretaria de Educação do Estado) informou que recebeu a solicitação de retificação, para alteração dos requisitos presentes no edital publicado na última semana e já encaminhou para a SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização), que está em fase de conclusão de um novo texto que irá substituir o atual documento com as novas informações a respeito do assunto.