O domingo (9) tem previsão de céu claro e névoa seca em Mato Grosso do Sul. Os índices de umidade relativa do ar serão baixos principalmente no nordeste, centro-norte e centro-leste e MS fica em estado de alerta. As temperaturas variam entre 14°C e 38°C.

Com os índices de umidade do ar baixos, nem mesmo o Pantanal escapa da previsão, quando deve atingir o índice de 20%. Em grande parte do estado, a umidade deve ficar abaixo dos 15% e a temperatura deve ultrapassar os 38°C. “Em altos, médios e baixos níveis da atmosfera um amplo sistema de alta pressão predomina sobre o estado. A previsão é que esse padrão persista até quarta-feira. O ar seco desce dos níveis atmosféricos mais elevados, dificultando a formação de nuvens”, explica a meteorologista do Inmet, Helena Balbino.

Em Campo Grande, o céu fica de claro a parcialmente nublado neste domingo (9), com névoa seca à tarde. As temperaturas variam entre 17°C e 33°C. No Pantanal, o céu também fica claro e há névoa seca durante a tarde. A temperatura mínima é de 18°C e máxima de 36°C.

O Inmet emitiu um alerta para o estado devido à baixa umidade do ar. No leste e centro-norte sul-mato-grossense, o índice chega a 12%. Vale lembrar que o índice ideal recomendado para a saúde humana pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de pelo menos 60%. Nas outras áreas do estado, a umidade varia com índices entre 20% e 30%.