Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dia de Finados representa ‘maratona’ para quem visita vários cemitérios

Apesar do tráfego intenso na Avenida Tamandaré, a movimentação de visitantes nesta sexta-feira (2) no cemitério Jardim das Palmeiras, que é particular, é bem menos intensa que nos municipais. Até a presença de ambulantes é menor – curiosamente, as flores de plástico perdem espaço nas bancas para flores naturais. Quem assistiu à missa celebrada pelo […]
Arquivo -

Apesar do tráfego intenso na Avenida Tamandaré, a movimentação de visitantes nesta sexta-feira (2) no cemitério das Palmeiras, que é particular, é bem menos intensa que nos municipais. Até a presença de ambulantes é menor – curiosamente, as flores de plástico perdem espaço nas bancas para flores naturais.

Quem assistiu à missa celebrada pelo Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas lara Barbosa, pode prosseguir com a visitação aos túmulos. A maior parte dos presentes são idosos, e iniciam a partir dali uma verdadeira maratona dedicada a homenagear falecidos.

Em comum, as pessoas que conversaram com a reportagem afirmam entender o não só como uma data de reflexão, mas também de celebração dos bons momentos vividos em conjunto, e que seguem guardados na memória.

Como a dona de casa Fátima Escobar Cabral, de 59 anos, que foi visitar o túmulo da sogra, ao lado do esposo, o contabilista Silvano da Silva, de 55 anos.

“O Dia de Finados nos remete à perda de um ente querido, é um dia de reflexão, de pensar na vida. Mas também de lembrar as coisas positivas vividas com essas pessoas”, destaca. “É um dia para matar a saudade, ficar mais perto, fazer homenagens. Saudade a gente sente todo dia. Mas, hoje, a gente vem mais perto”, completa Silvano.

Dia de Finados representa 'maratona' para quem visita vários cemitérios
Silvano e Fátima creem que a data serve para lembrar das coisas boas vividas com os falecidos (Foto: Minamar Junior | Midiamax)

A aposentada Rosa Vilela, de 84 anos, esteve no Jardim das Palmeiras acompanhando a filha, que foi visitar a sogra. “Éramos muito próximas, nossas famílias eram muito unidas. Mas daqui vou em outros cemitérios, também, esse é só o primeiro do dia”, declara. “Tenho um filho no Santo Amaro e meu esposo está no Memorial Park”, completa.

Da mesma forma, a dona de casa Teresa Ribeiro dos Reis, de 64 anos, esteve no local para visitar os túmulos do sogro, da sogra e de uma cunhada, além de uma amiga. “Não é um dia de melancolia. Fico feliz, porque sei que eles estão nos braços do Senhor. A gente não os vê mais, mas sei que vou reencontra-los algum dia”, diz.

Sobre a amiga, Tereza finaliza. “Dia de relembrar os almoços, os jantares juntas, quando nossos netos estavam todos reunidos. Daqui vou no Santo Amaro, onde tenho um irmão e um sobrinho. Depois vou no Parque das Oliveiras, visitar minha cunhada e um primo do meu esposo. Todos pessoas muito queridas e que deixaram saudades”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

prefeitura de sidrolandia tromper claudinho serra

Juiz intima advogados e alega risco de comprometimento no processo de implicados da Tromper

VÍDEO: Filho de Preta Gil chega ao velório para se despedir da mãe; veja

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Cauan segue santos

Com vídeos virais, Cauã curte férias em Campo Grande após fazer sucesso como atleta Sub-8 do Santos

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

Funcionários de Unidade de Tratamento de Resíduos enfrentam dificuldades para trabalhar nesta sexta-feira (25)

Transparência

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

CCR deve obter as licenças para a duplicação dos trechos

Brasil

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Índice subiu 0,33% impulsionado por energia e transporte

Brasil

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

Artistas do Centro-Oeste terão a chance de participarem da Feira Internacional da Música do Sul; saiba detalhes do projeto