As cidades de , Iguatemi, Coronel Sapucaia, Amambai, , , Caarapó, Jardim e Bandeirantes, já decretaram situação de emergência municipal em decorrência dos estragos provocados pelas recentes chuvas.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), já iniciou vistorias nos municípios e iniciou o atendimento de suporte à população. Entre as nove cidades citadas, a Defesa Civil Estadual decretou emergência em Caarapó, Jardim e Bandeirantes. A Defesa Civil da União também reconheceu a situação de emergência nesses três municípios, o que deve garantir mais agilidade para obter recursos.

O tenente-coronel Fábio Catarineli, coordenador da Cedec, destacou a importância do decreto estadual e ressalta que é através dele que as cidades conseguem serviços oferecidos por órgãos estaduais. “O estado está atento às necessidades dos municípios e quando solicitam, fazemos a distribuição de kits de ajuda humanitária, colchões, cestas básicas, medicamentos, lonas, além da oferta de outros serviços, como a Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul), que trabalha no restabelecimento de estradas rurais e outras ações. ”

Conforme informou o portal de notícias do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, cidades que possuem apenas decreto municipal de situação de emergência, como Tacuru, precisam finalizar a entrega de relatórios para que o estado possa também decretar situação de emergência por eles.

A Defesa Civil oferece um um mecanismo de alerta, se houver previsão de tempestades, raios, ventos fortes e precipitações. O serviço é gratuito e o alerta chega via SMS. Para ter acesso, basta encaminhar uma mensagem de texto para o número 40199, e no corpo do texto, digitar o CEP da localidade.