Pular para o conteúdo
Cotidiano

De garrafas pet a eletrônicos, alunos da Reme exploram criatividade em campeonato de aerobarcos

Assessoria Placas de isopor, garrafas pet, baterias e até motor de secador de cabelo foram utilizados nos projetos de aerobarco desenvolvidos, com muita criatividade, por 20 alunos da sala de Altas Habilidades e Super Dotação da Rede Municipal de Ensino (Reme) que participaram, nesta sexta-feira (9), do Campeonato de Aerobarco, que aconteceu no Centro Municipal […]
Arquivo -

Assessoria

Placas de isopor, garrafas pet, baterias e até motor de secador de cabelo foram utilizados nos projetos de aerobarco desenvolvidos, com muita criatividade, por 20 alunos da sala de Altas Habilidades e Super Dotação da Rede Municipal de Ensino () que participaram, nesta sexta-feira (9), do Campeonato de Aerobarco, que aconteceu no Centro Municipal de Treinamento Esportivo, no bairro Carandá Bosque.

Barcos (3)O evento atraiu a atenção do público pela originalidade dos barcos, que apresentaram temas variados. Teve projeto elaborado apenas com garrafa pet até modelos que lembravam iates, barcos de passeio e até com camuflagem de guerra, com direito a soldados de brinquedos colados.

O campeonato é resultado do trabalho desenvolvido na Oficina das Invenções, idealizada pela professora responsável pela sala, Cléia Assis Yto. A proposta é estimular a inteligência criativa e a capacidade de solucionar problemas, além de estimular a concentração dos alunos.

A competição deste ano foi dividida em dois níveis e destacou trabalhos de alunos da pré-escola ao 5º ano e do 6º ao 9º anos. Todos frequentam, no contra turno, a sala de Altas Habilidades, instalada na escola Alcídio Pimentel. Venceram o campeonato os protótipos que alcançaram a linha de chegada na piscina do Centro de Treinamento.  Os alunos participaram individualmente e em equipes.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, destacou que a gestão atual está empenhada em oferecer, no próximo ano, um espaço maior e mais amplo para os alunos que utilizam a Sala. “Estamos muito satisfeitos com os projetos desenvolvidos, especialmente com o envolvimento dos pais, que é parte importante do nosso sucesso”, ressaltou.

Já no aquecimento, era visível a empolgação dos pais que contribuíram com os projetos.

Um dos mais animados era o gerente de loja Illan de Araújo, pai do aluno Ian, de 8 anos, da escola Coronel Antonino. Ele desenvolveu um barco batizado de Rinoceronte, construído com isopor, baterias e o motor de um secador de cabelo da mãe, que estava com a resistência queimada.

“O Ian pesquisou tudo eu só dei um suporte”, conta o pai. O projeto consumiu duas semanas de pesquisas que valeram a pena, já que o protótipo conquistou medalha de bronze me sua categoria.

“Fiquei muito feliz. Trabalhar com meu filho foi ótimo porque é a oportunidade de conhecermos o conteúdo que eles estão aprendendo”, ressaltou.

O aluno Caio Henrique Pimentel de Souza, 13 anos, do 7º ano da escola Elpídio Reis, conquistou o primeiro lugar em sua categoria e também gostou de desenvolver a ideia junto do pai e que originou em um aerobarco de isopor com apenas um dia de trabalho. “Desde pequeno desmonto brinquedos e sempre tive curiosidade para ver o que tinha dentro deles. Quero ser engenheiro eletrônico, por isso achei muito interessante o projeto”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
congresso

Investigação mira ex-prefeito que teria recebido diárias em dobro da Assomasul e do município

Policial atira em pneu de carro e impede motorista de atropelar vítimas na Antônio Maria Coelho

Judô

Copa Judô Futuro Interestadual de Judô começa nesta sexta-feira no Ginásio Guanandizão

Moradora oferece recompensa para quem encontrar Sophia, gatinha que fugiu no Parque dos Poderes

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Ciclistas expõem inseguranças em Campo Grande após atropelamento filmado em avenida

Últimas Notícias

Cotidiano

Justiça Federal mantém decisões que impedem Paper de assumir a Eldorado Brasil

Paper não consegue terminar transferência da empresa por conta de impedimento da Justiça

Política

Morador de Porto Murtinho paga R$ 1 mil de fiança e diz que prefeito “perdeu o controle”

Briga aconteceu no município e terminou com depoimentos na delegacia

Cotidiano

Dentistas voluntários selecionam jovens para tratamento dental gratuito em MS

Campo Grande e Corumbá receberão equipes da Turma do Bem, rede de dentistas voluntários

Mundo

Guatemala extradita um dos 100 foragidos mais procurados pelos EUA

Samayoa é acusado de liderar uma organização de tráfico de drogas em larga escala