Pular para o conteúdo
Cotidiano

Corpo de Bombeiros dá dicas para população aproveitar feriado em segurança

Atenção para evitar afogamentos
Arquivo -

Sejusp/MS

Com o objetivo de evitar possíveis acidentes durante o feriado prolongado que começa para muitas pessoas neste sábado (28) e termina na terça-feira (1º), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul repassa dicas importantes para a população que deseja viajar, frequentar balneários, piscinas públicas, clubes, entre outros locais durante esse período.

Para quem for viajar de carro, é importante ter atenção com a manutenção preventiva do veículo. A verificação de pneus, água do radiador, óleo, bateria e freios pode evitar alguns transtornos durante a viagem. Além disso, outras dicas importantes são usar o cinto de segurança, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir, ter um bom período de descanso antes de pegar a estrada e sempre respeitar o limite de velocidade e a sinalização nas estradas.

O Corpo de Bombeiros informa também que àqueles que vão frequentar piscinas, rios, lagos e praias devem tomar alguns cuidados básicos para evitar acidentes e afogamentos. É fundamental procurar um lugar seguro e apropriado para o lazer, inclusive, que tenha a presença de bombeiros e guarda vidas. Crianças exigem cuidados redobrados e sempre devem usar colete salva-vidas e ter a presença de um responsável por perto para evitar acidentes com consequências mais graves.

Aviso

É importante ressaltar que, em caso de , o cidadão só tente salvar a vítima caso seja habilitado e esteja em boas condições físicas para a ação. Caso contrário, tente se aproximar da vítima e lance algum objeto que a ajude a flutuar, ser puxada para um local seguro e acione o guarda-vidas ou o Corpo de Bombeiros Militar através do telefone de emergência “193”.

Informação

Durante todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar realiza, através das vistorias ordinárias, as fiscalizações nos locais de concentração de público como clubes, balneários, pousadas, pesqueiros, entre outros.

Todos esses locais necessitam desse certificado de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar, que comprova a regularização da edificação, além de outras licenças e alvarás, que são emitidos pela por prefeituras e órgãos de vigilância sanitária.

Caso algum empreendimento não tenha todos os certificados para funcionamento em dia, ele poderá ser multado, e dependendo da irregularidade apresentada o local poderá ser interditado, conforme prevê a Lei n° 4.335 de 2013.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De K-Pop a Jazz, Escola de Dança da UFMS está com inscrições abertas para novos alunos

Prefeitura de Três Lagoas vai adquirir materiais para a infraestrutura municipal. (PMTL. Divulgação)

Três Lagoas prorroga contrato de limpeza de ruas por quase R$ 14 milhões

desaparecidos desaparecimentos

Cerca de 80% dos registros de desaparecidos na DHPP estão relacionados a usuários de drogas ou álcool

Cirurgião-dentista aposta em ‘lojinha no Uber’ para complementar renda em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Kayatt coloca Waldir Neves em diretoria no TCE-MS enquanto Moraes avalia novo afastamento

Últimas Notícias

Transparência

Ação na Justiça pede reconstrução de casarão ’em ruínas’ de figura histórica de Campo Grande

Conheça a história do primeiro morador do imóvel localizado na Rua Antônio Maria Coelho

Cotidiano

UFMS ganha novo espaço de convivência e universitários poderão escolher nome

Universidade Federal fará enquete para escolha do nome

Política

‘Abuso de autoridade’, diz Rodolfo Nogueira sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou prisão domiciliar depois que Bolsonaro usou as redes sociais.

Brasil

Moraes aponta filhos de Bolsonaro como culpados de prisão domiciliar

Ministro do STF afirma que Bolsonaro descumpriu medidas cautelares