Funcionários da cidade de Santa Rita do Pardo, a 240 km de Campo Grande, denunciaram irregularidades durante a Copa Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). O evento é uma competição de futebol que reúne funcionários de câmaras e prefeituras em todo estado.

O advogado do time de Santa Rita do Pardo, Sidney Moreira Júnior, entrou com recurso solicitando a análise dos dados referentes aos funcionários dos times de Antônio João e Sete Quedas. O advogado afirma que alguns integrantes não fazem parte do quadro de funcionários das câmaras ou prefeituras dos municípios, regra que consta no regulamento da competição, e pede acesso aos documentos analisados pela Associação. O advogado relata ainda, que há casos de participantes efetivados depois da data limite estipulada no regulamento.

De acordo com um dos integrantes do time de Santa Rita do Pardo, a comissão disciplinar da Associação acatou o recurso, mas logo voltou atrás. “Nosso recurso foi acatado inicialmente pela comissão disciplinar do campeonato, mas ficamos sabendo que a prefeitura de Antônio João ficou muito irritada. Ela convocou uma reunião com a diretoria executiva, composta só por prefeitos e reverteu a decisão da comissão disciplinar, ou seja, o time de Antônio João, representado por alguns atletas que não são funcionários públicos municipais, segue para a fase final. Agora vamos entrar com uma ação para suspender a Copa Assomasul”, diz.

O advogado do time de Santa Rita do Pardo acredita que mudança de decisão tenha sido um ato político. “Primeiro acataram nossa decisão e o time de Antônio João seria desclassificado, depois da reunião com a prefeita da cidade, reformaram a decisão do conselho disciplinar. Para completar, alguns atletas da cidade de Sete Quedas nem constam no Portal de Transparência como funcionários”, relata.

Em nota, a Assomasul informa que a equipe de Antonio João entrou com o recurso, apresentando toda a documentação. A diretoria da associação, que é a última instância para análise de eventuais contestações, entendeu que não havia irregularidades. “O município de Antônio João apresentou os documentos necessários para demonstrar a regularidade dos jogadores inscritos na Copa Assomasul, tanto o contrato de trabalho, folha de ponto e publicação quanto a Declaração da Prefeita nos termos disposto no Regulamento”, diz trecho da decisão da diretoria, após análise do recurso.

O advogado Sidney justifica que a reivindicação agora é ter acesso aos documentos. “O recurso tinha sido acatado, depois voltaram atrás e desconsideraram, desclassificaram a gente [Santa Rita do Pardo]. Agora, eles não querem fornecer o acesso. Em nenhum momento falamos que os documentos são ilegais ou indevidos, mas nós queremos acesso”.

Com a decisão da Assomasul, vão participar das partidas válidas pelas semifinais e final da Copa Assomasul, no dia 1º de setembro, as equipes de Campo Grande, atual campeã, além de Sete Quedas, Nova Andradina e Antônio João. As partidas decisivas ocorrerão na cidade de Sete Quedas.

(Colaborou Mylena Rocha)