Pular para o conteúdo
Cotidiano

Consórcio tira terminal, instala ‘Peg Fácil’ e passageiros das Moreninhas pagam duas passagens

O antigo Terminal Moreninhas, em Campo Grande, deve dar lugar a uma estação Peg Fácil nas próximas semanas. No entanto, a medida não deve resolver o problema da falta de integração dos usuários na região, que precisam pagar por suas passagens se não tiverem o cartão recarregável. Desde que a dupla cobrança foi instalada no […]
Arquivo -

O antigo Terminal Moreninhas, em , deve dar lugar a uma estação Peg Fácil nas próximas semanas. No entanto, a medida não deve resolver o problema da falta de integração dos usuários na região, que precisam pagar por suas passagens se não tiverem o cartão recarregável.

Desde que a dupla cobrança foi instalada no Terminal Moreninhas, os moradores estão sentindo no bolso na hora de embarcar nos coletivos. Atualmente, o terminal é o único que não faz a integração das linhas e obriga os passageiros a passarem novamente pela catraca e desembolsarem o valor de R$ 3,95.

A revolta dos usuários fez com que o presidente da Assetur (Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de Campo Grande) se reunisse com a liderança das Moreninhas no final do mês passado. No encontro, João Rezende garantiu que na semana passada equipamentos seriam instalados a fim de proporcionarem a integração por quem passa pela plataforma.

Em projeto desenvolvido pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito), uma grade de 30 metros de extensão deve ser instalada para separar o espaço e inoperar a pista de rolamento. O restante do local deve ser disponibilizado para outros fins.

Uma semana após o prazo acertado entre as partes, a reportagem do Jornal Midiamax voltou até o terminal e encontrou a plataforma em obras. Os trabalhadores contratados pela Prefeitura explicaram que deveriam entregar o ponto Peg Fácil na próxima quarta-feira (5), mas a ausência de algumas pessoas na equipe atrasou os trabalhos que, segundo eles, “não tem data para terminar”.

Com a implantação da grade de segurança, catracas e cabine, a estrutura do Peg Fácil proporciona a integração aos usuários que possuem cartão recarregável, mas o problema são os passageiros que utilizam o cartão unitário.

“Quando tiver funcionando, o ônibus estaciona fora do Peg Fácil para as pessoas desembarcarem. Então a pessoa desce, se tiver o cartão recarregável ele integra, se for o unitário tem que comprar outro,” explica uma usuária que não quis se identificar.

Outro impasse é a escassez de funcionários nas cabines de venda do passe de ônibus. A reportagem apurou que o cobrador tem uma hora de descanso no período da manhã e uma hora no período da tarde. Durante o tempo de intervalo, a cabine é fechada e quem precisa comprar a passagem deve esperar, no mínimo, uma hora.

Consórcio tira terminal, instala 'Peg Fácil' e passageiros das Moreninhas pagam duas passagens

Para quem está desempregada o gasto com o pesa ainda mais no orçamento familiar. É o caso da Kevelyn de Abreu, de 21 anos. A jovem conta que, como não possui vale-transporte, a situação fica difícil.

“Se vou em entrevista de emprego gasto 4 passagens. Duas de ida, duas de volta. Colocaram um segurança dentro dos ônibus para constranger a gente, achando que não vamos pagar 2 passes. Linhas cheias, demorada, um absurdo.”

A costureira Francisca Tavares tem esperança de dias melhores com a estação, mas acredita que a conta no final do mês não deve baixar.

“Não vai ter integração para todos, apesar de melhorar a estrutura. No final das contas, o trabalhador só se lasca,” completa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em Campo Grande, Lady Gaga uniu irmãos e virou até história de família

Acordo com MPMS enterra inquérito sobre desmatamento em obra da Agesul na Estrada Parque

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

Dia do Trabalhador: Saiba o que funciona neste final de semana prolongado em Dourados

Notícias mais lidas agora

‘Colheita Fantasma’: Polícia cumpre mandado em chácara de dona de loja chique em MS

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

Terrence Howard recusa papel de Marvin Gaye por cena de beijo gay: ‘Não faria’

Últimas Notícias

Brasil

TO: Professor de canto é preso após oferecer ‘chá vocal’ com sêmen para alunas

Hallan Morais confessou o crime e está sendo investigado por violência sexual mediante fraude

MidiaMAIS

Monitoramento a longo prazo revela o que onças mais comem no Pantanal

Dados indicam que a dieta das onças varia dependendo da localidade e da disponibilidade de presas

Publieditorial

Melhores sites afiliados para encontrar novos jogos de caça-níqueis

Os novos jogos de caça-níqueis atraem apostadores iniciantes e experientes

Cotidiano

Após diálogo com superintendente do Incra, MST libera BR-163 em Campo Grande

Equipe do Incra Nacional deve vir à Campo Grande para dialogar com grupo do MST