Pular para o conteúdo
Cotidiano

Confira: Professores de cursinhos dão 5 dicas de temas para redação do Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está na reta final e neste domingo (4) acontece o primeiro dia de provas. O conteúdo abordado será o de linguagens, ciências humanas e a tão temida redação. O Jornal Midiamax conversou com professores de escolas e cursinhos de Campo Grande com sugestões de temas para estudar a […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/Agência Brasil
Foto: Divulgação/Agência Brasil

O (Exame Nacional do Ensino Médio) está na reta final e neste domingo (4) acontece o primeiro dia de provas. O conteúdo abordado será o de linguagens, ciências humanas e a tão temida redação. O Jornal Midiamax conversou com professores de escolas e cursinhos de com sugestões de temas para estudar a poucos dias da prova.

O professor Ale Jamil Meres, do Nota Dez, explica que a melhor dica é estruturar o tema antes de começar a escrever. “À medida que o candidato for tendo alguma sugestão ou palpite, pegue o tema e o estruture com causa e consequência, aí ele vai ter uma visão ampla do que poderá escrever em sua redação”, aconselha. O professor explica que o principal conselho que dá em suas aulas é de sempre ter o texto estruturado antes de escrever uma letra que seja.

A professora Lorhaine Felipe Amaral, do cursinho Refferencial e colégio Dom Bosco, também recomenda que os estudantes se informem sobre os temas que acharem importantes e que façam esquemas de textos. “O que pode ser feito, para que não se sobrecarregue escrevendo textos, é fazer planejamentos textuais, para que ele possa colocar causas, consequências, medidas interventivas, dados, fatos sobre o tema. Fazer esquemas breves, para que também não fique muito cansado e tenha o corpo e a mente bem dispostos para a prova de domingo”.

Já a professora Ana Claúdia Marini da Silva, do colégio Raul Sans de Matos, aconselha memorizar citações filosóficas e na redação discorrer sobre obras literárias ou entrelaçar um fato histórico para justificar um padrão comportamental. “Os alunos devem dominar o gênero textual dissertativo-argumentativo, exigido há 20 anos pelo Enem”, ressalta.

Confira as dicas de temas para a redação:

Doenças erradicadas

Um assunto atual e com grandes chances para ser tema da redação do Enem neste ano é o controle de doenças antes erradicadas no Brasil, como o Sarampo. O palpite da professora Lorhaine é de que entrariam em discussão as campanhas de vacinação e a pouca adesão populacional.

“O candidato pode citar a Revolta da Vacina e os mitos relacionados à imunização. É preciso mostrar conhecimento no assunto, citar que nos Estados Unidos há pais que se mobilizam para vacinar as crianças, falar da falta de conhecimento da população”, explica. A professora ainda aconselha que o aluno faça uma sugestão de resolução do problema, como por exemplo, argumentar a necessidade de intensificar as campanhas em locais de grande circulação, como locais de transporte coletivo, parques, cinemas e shoppings.

Preconceito linguístico

A professora Ana Cláudia da Silva aposta no tema, já que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem veiculado em seu site a questão do preconceito de variação linguística. “Pode ser um bom tema para explorar a questão das diferenças sociais entre classes, demarcada pela variação da formação educacional, visível no jeito de falar das pessoas”, diz.

O professor Ale Jamil também sugere que o tema possa ser abordado e aconselha levar em consideração que o importante é conseguir se comunicar e que não há espaço para o preconceito. “Não devemos confundir norma culta com a língua portuguesa, a norma culta serve para padronizar e as variantes linguísticas representam a identidade cultural do brasileiro”.

Obesidade e hábitos alimentares

Para o tema, a professora Lorhaine recomenda procurar conhecimento sobre a obesidade no Brasil e relacionar com o sedentarismo. “Citar o capitalismo, sobre como hábitos voltados ao fast food e pouca prática física pode desencadear doenças. É bom falar sobre os riscos da alimentação baseada apenas em comida industrializada”, aconselha.

O tema é forte e o professor Ale Jamil também aposta no assunto. Para ele, a sugestão é citar as principais causas do problema, como a má alimentação, falta de educação alimentar, influência midiática com a alimentação calórica e o sedentarismo. “Pode colocar as consequências como as dificuldades no ir e vir, a exclusão social e também a questão dos problemas cardiovasculares”, diz.

Fake News

Outro tema em alta e com chances de ser assunto da redação é o das fake news. O tema foi bastante discutido nas eleições presidenciais no Brasil neste ano e nas eleições nos Estados Unidos, quando Trump foi escolhido como presidente do país. Para o professor Ale Jamil, é importante que os estudantes citem causas e consequências do tema. “Fake news tem como consequência a difamação e prejuízos à pessoa que a sofre. A causa disso é a impunidade e também a questão do egoísmo das pessoas, que observam seus próprios interesses”, citou.

Bullying

Para os professores Lorhaine e Ale Jamil, o bullying é outro tema com grandes chances. A professora do Dom Bosco e do Refferencial explica que o aluno pode citar como causa a impunidade e a pouca denúncia. “Os números têm crescido porque alunos que sofrem quase não divulgam, quando as pessoas ficam sabendo é ou porque ele fez vingança ou houve suicídio”, explica.

Para o professor do Nota 10, os estudantes devem citar que as causas do problema, como a falta de educação, de empatia e a impunidade na sociedade. Em contrapartida, o bullying tem como consequências as sequelas físicas, psicológicas e a exclusão social em crianças e adolescentes que sofrem com o problema.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Como usar o ChatGPT e a inteligência artificial para analisar dados e apostar com mais estratégia

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Direita realiza adesivaço pró-Bolsonaro na Afonso Pena com pedidos de Fora Lula e Moraes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã

Política

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

No pedido, os deputados argumentam que as restrições judiciais aplicadas ao ex-presidente são "severas e desproporcionais"

Esportes

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

O confronto foi marcado por falhas defensivas do time carioca e pelo fim do jejum de gols do atacante Vitor Roque