Consequências da condenação de Lula são destaque

O GLOBO

STF vai rediscutir prisão de condenado em 2ª instância

A sentença do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que confirmou a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá, deve mudar a agenda do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros da Corte querem rediscutir a decisão, tomada em 2016, de mandar para a prisão os condenados em segunda instância, não permitindo que o réu recorra em liberdade a todas as esferas do Judiciário.

Lula prega desobediência de decisão judicial

Ex-presidente ataca desembargadores e lança candidatura, embora o PT já pense na troca. Ontem, a Justiça o proibiu de sair do país.

Governo aposta em megaleilão de petróleo

O governo pretende fazer um megaleilão de petróleo que poderia render até R$ 80 bilhões e ajudar a reforçar o caixa este ano. Para isso, um grupo de trabalho tenta resolver um impasse na negociação com a Petrobras sobre área do pré-sal.

O ESTADO DE S. PAULO

Justiça do Distrito Federal proíbe Lula de deixar País

O juiz federal da 10.ª Vara do Distrito Federal Ricardo Leite determinou ontem a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, proibindo-o de deixar o País. Após ser condenado no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), quarta-feira, Lula pretendia embarcar na madrugada de hoje para a Etiópia.

PT prega desobediência ao TRF-4

Um dia após ser condenado a 12 anos de prisão, o ex-presidente Lula disse que não respeitará a decisão do TRF-4. Em ato que aprovou sua pré-candidatura ao Planalto, Lula conclamou militantes a uma ofensiva e pregou enfrentamento.

Mais da metade das estatais não cumpre lei que coíbe ingerência

Criada para dar um caráter mais técnico à administração de empresas públicas federais, a Lei das Estatais não é cumprida por mais da metade dessas companhias um ano e meio após sua sanção, já no governo Temer. Das 147 estatais da União, 84 não aprovaram as mudanças que tentam barrar ingerência política.

FOLHA DE S. PAULO

Decisão judicial proíbe Lula de deixar o Brasil

O juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal em Brasília, proibiu o ex-presidente Lula de deixar o país e determinou que o passaporte do petista seja apreendido. Leite atendeu a pedido do Ministério Público Federal no DF como parte de inquérito que apura supostos crimes na aquisição, pelo governo federal, de caças suecos.

Argentina diz que antecipará multa cobrada de montadoras

Em resolução publicada nesta semana, o governo argentino afirmou que antecipará a cobrança de multas de montadoras brasileiras cujas exportações para o país ultrapassam o acordado em compromisso bilateral.

Brecha em sistema expôs informações de usuários do SUS

O aplicativo E-Saúde, do Ministério da Saúde, foi lançado com brecha de segurança que expôs durante mais de sete meses informações pessoais de brasileiros, informa Chico Felitti. Dados como o histórico de remédios retirados no SUS estavam liberados mediante fornecimento de CPF e data de nascimento. O ministério admitiu a falha e mudou o sistema.