Os pecuaristas das regiões do Planalto, Fronteira e Pantanal podem vacinar o rebanho contra a a partir desta terça-feira (1º). De acordo com o governo do Estado, a expectativa é de imunizar 21 milhões de animais ente boi e búfalos na campanha deste ano.

De acordo com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a vacinação acontecerá no Planalto e na Fronteira a partir desta terça-feira até 31 de maio, com o registro podendo ser feito até 15 de junho.

Já para os produtores da região do Pantanal que optarem pela imunização do rebanho em maio, as vacinas devem ser aplicadas entre 1º de maio a 15 de junho e o registro até 2 de julho.

A agência publicou instrução de serviço orientando os produtos da região do Pantanal sobre o caso de haver enchentes. A retirada dos animais deve ser requerida junto ao órgão, conforme a Iagro. Se o destino for informado previamente, será feita a emissão de GTA, caso não informe o local, o serviço oficial deve controlar e acompanhar a movimentação dos animais.

De acordo com o Iagro, em 2017, foram vacinados 9.341.401 bovinos e bubalinos, o que corresponde a 99,47% do rebanho do Estado, estimado em 9.390.820 milhões de animais.

inda segundo o Iagro, o último registro de focos do vírus da febre aftosa foi em 2006, mas desde 2008 o Estado, que possui rebanho aproximado de 20.379.329 cabeças de gado, mantém status de livre da doença.