Três empresas são premiadas com certificação municipal de igualdade de gêneros
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), entregou na manhã desta terça-feira (7) o diploma do ‘Selo Compromisso com a Igualdade de Gênero (CIG)’, concedido a empresas públicas e privadas do município que adotem ações efetivas em favor da igualdade de gênero nos ambientes de trabalho. Na ocasião, três empresas receberam o selo: Badulaque […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), entregou na manhã desta terça-feira (7) o diploma do ‘Selo Compromisso com a Igualdade de Gênero (CIG)’, concedido a empresas públicas e privadas do município que adotem ações efetivas em favor da igualdade de gênero nos ambientes de trabalho.
Na ocasião, três empresas receberam o selo: Badulaque Acessórios LTDA, Empodera produtos e Serviços LTDA – ambas privadas – e o Instituto Mirim de Campo Grande.
O selo é inspirado nos 7 princípios elencados pela ONU Mulher Brasil em conjunto com a Rede Brasileira do Pacto Global, e tem como critérios, por exemplo, equidade salarial em posições de poder e paridade de gênero entre número de trabalhadores. A empresa Badulaque, por exemplo, dispõe de mulheres em cargos executivos e tem cerca de 80% do quadro de funcionários do gênero feminino.
“O objetivo do selo é estimular essa igualdade entre gêneros nos ambientes de trabalho, não só em relação ao número de trabalhadoras, mas também na questão salarial e nos cargos executivos”, detalhou a titular da Semu (Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), Maritza Cogo.
Com premiação anual, prevista sempre para o mês de agosto, o selo não concede benefícios fiscais, sendo uma distinção simbólica do empenho de empresas após implementação de políticas igualitárias. Para esta edição da concessão do selo, 8 empresas se cadastraram, mas somente três atenderam a todos os requisitos.
“A questão da equiparação salarial ainda precisa ser melhorada por parte delas. Porém, para o próximo ano, elas se comprometeram a se adequar, a fim de que possam receber o selo”, complementou a subsecretária.
O Prefeito Marquinhos Trad destacou o papel da administração municipal em diminuir as diferenças sociais e mencionou que a própria fundação da cidade, feita por imigrantes, baseou-se no respeito às diferenças.
“Todavia, sabemos que as pessoas colocam o valor do cimento á frente de ações como essa, que tem uma importância social enorme, por permitir mais mulheres no mercado de trabalho e em condições iguais às dos homens. É uma ideia que temos que mudar, por meio da educação, da conscientização”, descreveu.
Ganhadoras
As empresas ganhadoras atenderam no mínimo três critérios para o recebimento do selo. A Empodere, que atua no ramo de revenda de semijóias, atua há 18 meses no mercado, oferecendo treinamento para captação de clientes e gerenciamento administrativo, além de uma carta de crédito que possibilita a compra dos produtos a serem revendidos. Dos 15 mil cadastrados efetivados em todo o país, 90% correspondem a mulheres – Em Campo Grande, são 500 profissionais, dos quais cerca de 300 são do gênero feminino.
“Nosso foco é empoderar as pessoas para que elas conquistem autonomia. Porém, é notório que atualmente o número de mulheres que chefiam famílias seja maior. É natural que haja mais mulheres, porém, todas que estão na empresa estão por competência no processo de seleção, no qual mostraram empenho e dedicação”, disse Ricardo Nantes, presidente da Empodere.
A diretora-presidente do Instituto Mirim, Claudia Carneiro Mendes Penteado, também recebeu o certificado nesta manhã. O Instituto, que tem objetivo de contribuir com a inclusão dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal, social e econômica por meio de qualificação socioprofissional, tem 60% dos profissionais mulheres.
“Comprovamos tanto igualdade salarial como projetos que visam essa equidade, como a oficina de geração de renda para famílias. Nosso estatuto já preconiza essa igualdade. trabalhamos esse sentimento de igualdade com os jovens, através das ações educativas”, finalizou a diretora.
Notícias mais lidas agora
- Gaeco apreendeu R$ 15 mil em ação contra esquema ilegal de transferência de terrenos em Coxim
- Com filho de 14 anos na garupa, motociclista sem CNH bate em carro e fica em estado grave no Nova Lima
- Urgência a projeto de preservação do Pantanal é aprovada na Câmara dos Deputados
- Produtores deixam terras em Antônio João, mas família Ruiz quer entregar chave na mão de Lula
Últimas Notícias
Briga termina com rapaz esfaqueado e casa apedrejada por grupo em MS
Autor foi encontrado se escondendo em um hotel
Onde assistir: Jogo da Seleção começa às 17 horas com transmissão em TV aberta
Partida contra a Venezuela é válida pela 11ª rodada da fase de grupos das Eliminatórias Sul-americanas
Mercado, comércio e ônibus: Confira o que abre e o que fecha no feriado em Campo Grande
Governo do Estado determinou ponto facultativo nesta quinta-feira
Polícia encontra três pés de maconha no quintal de uma residência em Dourados
Duas pessoas foram detidas e uma delas já tinha mandado de prisão em aberto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.