Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com indícios de pirâmide financeira, Federal volta a investigar Minerworld

Novas denúncias e reclamações de usuários podem ter motivado retomada
Arquivo -

Novas denúncias e reclamações de usuários podem ter motivado retomada

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul devolverá à Polícia Federal a condução das investigações da empresa , suspeita de cometer crime contra a economia popular. De acordo com o órgão estadual, o encaminhamento das investigações à PF ocorreram uma vez que foram constatados indícios de pirâmide financeira.

A determinação de mudança nas investigações ocorreu, segundo a Polícia Civil, por determinação do MPF (Ministério Público Federal). A reportagem buscou contato com o órgão, que afirmou que não comentará as investigações uma vez que o processo corre em sigilo. Todavia, na prática, as investigações voltam a ser competência da PF, já que as primeiras denúncias ocorridas no primeiro trimestre de 2017 foram encaminhada para o órgão federal.

Na época, o MPF (Ministério Público Federal) até iniciou o inquérito, mas o procurador da República Silvio Pereira Amorim declinou da competência em favor do MPE, porque de acordo com jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal), “compete à Justiça dos Estados, em ambas as instâncias, o processo e o julgamento dos crimes contra a economia popular”.

Com indícios de pirâmide financeira, Federal volta a investigar Minerworld

usuários passaram a acreditar que, de fato, a Minerworld possa ser uma empresa que opera em esquema de pirâmide financeira

O que mudou, portanto, é que as reclamações contra a empresa começaram a surgir: no fórum de consumidores Reclame Aqui, por exemplo, já são quase 800 reclamações formais. Centenas de usuários também se organizam para entrar com ações judiciais a fim de receber de volta os valores investidos. O Jornal Midiamax esteve em contato com um grupo de cerca de 120 pessoas, de estados como , Minas Gerais, Pará e , que deverão entrar ainda em abril com ação contra a empresa.

Investigações, novas denúncias e ‘calote’

A retomada das investigações pelo MPF pode estar associada às novas denúncias realizadas no órgão federal, que reforçariam que o suposto da Minerworld teria abrangência nacional e até internacional. Denúncias realizadas na Polícia Federeal, que o Jornal Midiamax teve acesso, em janeiro de 2018, comprovam a atuação da empresa para além das fronteiras nacionais (a Minerworld afirma ter sede no ) e reforçam a caracterização da empresa como uma pirâmide financeira.

Desde que interrompeu o pagamento de rendimentos, em outubro de 2017, a Minerworld apresentou diversas justificativas. A mais atual, anunciada em março, foi que a conta da Minerworld na exchange Poloniex – um dos mais famosos ‘câmbios’ de bitcoin por dinheiro estatal – havia sofrido um ataque de hackers, resultando num prejuízo milionário de mais de US$ 16 milhões, referentes a 851 bitcoins na cotação de dezembro de 2017.

O CEO da Minerworld Jonhnes Carvalho com o Presidente Cícero Saad durante inauguração da Minertech no Paraguai (Reprodução)

A empresa também implementou em janeiro um polêmico plano de liquidez dos pagamentos atrasados, no qual, pagamentos poderiam ser feitos em Mcash – a recém criada criptomoeda da empresa, que ainda não tem valor comercial considerável.

A empresa, no entanto, nega que seja pirâmide e diz que atua em esquema de MMN (Marketing Multinível), no qual os rendimentos seriam proporcionais ao número de envolvidos na rede de cada investidor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira