Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos

Com o estoque próximo de zero, o está convocando doadores de todos os tipos sanguíneos, especialmente O negativo, para doação. O Hemocentro, responsável pelo atendimento de várias unidades de saúde no estado, não está dando conta de coletar a quantidade suficiente para atender a demanda da população.

Para doar, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, e pesar, no mínimo, 55kg, além de apresentar documento de identidade com foto. Menores de idade, podem doar somente acompanhados de pai, mãe ou responsável legal.

No dia da doação, é recomendado que o doador esteja bem alimentado e que evite alimentos com excesso de gordura.

Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, diabetes, autoimunes, hanseníase, hipertiroidismo, tuberculose, câncer, e portadores de doenças infecciosas, impedem a doação.

Na Capital, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, aos sábados, das 7h às 12h. O Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, centro. No período da manhã, das 7h às 12h, as doações podem ser feitas também na Santa Casa.

As doações ainda podem ser feitas no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), das 7h às 12h. O HRMS fica localizado na rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36, bairro Aero Rancho. Informações pelo telefone (67) 3378-2678.