Com 41% dos votos, sobá é escolhido como prato típico de Campo Grande

A receita japonesa conquistou os moradores e é patrimônio imaterial

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A receita japonesa conquistou os moradores e é patrimônio imaterial

Os campo-grandenses votaram e, enfim, o sobá foi escolhido como o prato típico da cidade. Com 41 % dos votos válidos, a comida com influência japonesa saiu vitoriosa, o espetinho ficou em segundo lugar com 32% e o arroz carreteiro com 27% dos votos.

Segundo a titular da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), Nilde Brum, agora os campo-grandenses terão resposta para o questionamento da receita típica da cidade. “Era uma das perguntas que as pessoas ficavam sem resposta. Após seis meses de pesquisa, conseguimos chegar em 3 pratos”, conta. Todos os pratos da competição levam a carne bovina na composição, e a partir de agora, o sobá pode ser explorado economicamente. Em eventos que envolvem a Prefeitura ou com a presença de visitas ilustres, o prato será o carro-chefe. Com 41% dos votos, sobá é escolhido como prato típico de Campo Grande

Dos 9 mil votos válidos, uma moradora foi sorteada para o prêmio de um jantar para oito pessoas. Ironicamente, Maria Lúcia Arantes votou no espetinho, mas se mostrou feliz com o jantar e não vê a hora de saborear o prato escolhido. O prefeito Marquinhos Trad (PSD) também revela estar feliz com a decisão dos eleitores. “Com todo respeito aos outros pratos, o sobá carrega história. Ele é um prato único, trazido pela imigração japonesa, não tem em outros lugares, é uma receita de Campo Grande”, afirma.

A disputa, promovida pela prefeitura, durou três meses e cada eleitor pôde escolher uma das três receitas. Entre os dias 21 de outubro de 2017 e 21 de janeiro de 2018, os campo-grandenses cadastraram seus CPFs (Cadastro de Pessoa Física) para votar e, após análise de cada CPF, o resultado saiu nesta quarta-feira (28). Dos 15 mil votos, 9 mil foram considerados válidos, a maioria foi registrada pela internet, mas a Prefeitura disponibilizou totens em vários pontos da cidade, inclusive na feira e na Cidade do Natal, durante o mês de dezembro.

Conteúdos relacionados