As fortes pancadas de chuva fizeram pelo menos sete cidades de Mato Grosso do Sul registrarem pontos de enchentes e inundações, na última segunda-feira (8). Em alguns municípios, ventos fortes também assustaram a população, com rajadas passando dos 50 km/h.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho, da Estação Meteorológica Uniderp, em Água Clara, o acumulado foi de 43 milímetros em duas horas de chuva e trovoadas. Em Angélica, 25 milímetros em apenas duas horas. O acumulado do dia foi de 76 milímetros – metade do esperado no mês.

Em Bataguassu, também foram registradas chuvas expressivas com inundações. O total acumulado durante o dia foi de 79 milímetros, sendo esperado 116,2 milímetros no mês. Os ventos também foram fortes no município, atingindo 56,2 km/h. Brasilândia, choveu 54,4 milímetros durante o dia, sendo que o esperado para o mês é de 170,3 milímetros.

Caarapó foi uma das cidades mais atingidas pela chuva, com enchentes e inundações. Durante a manhã e à tarde de segunda-feira, foram 137,4 milímetros de chuva, sendo que o esperado para todo o mês era de 134,2 milímetros. As rajadas de vento chegaram a 48,6 km/h.

Em Fátima do Sul, foram registradas pancadas de chuva durante a madrugada, com ventos de 50,5 km/h. O total acumulado foi de 65,4 milímetros. Também foram registradas, segundo o meteorologista, enchentes em Itaquiraí, Ivinhema e Três Lagoas. Na última cidade, a chuva foi forte, com ventos de 51,16 km/h.