O pico da principal chuva de meteoros do calendário anual junto com a Lua Nova promete um espetáculo nos céus nas madrugadas de domingo para segunda-feira (12 e 13). A previsão é que 150 meteoros, conhecidos também como estreladas cadentes, cruzem os céus a cada hora, incluindo bolas de fogo. As ‘estrelas cadentes' poderão ser vistas nos céus e a aparição varia de cidades para cidade e condições do clima.

Segundo o Jornal O Globo,o fenômeno é chamado de ‘chuva de Perseidas', que acontece quando a Terra cruza uma região do espaço repleta de fragmentos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que visita o centro do Sistema Solar a cada 133 anos.

O Hemisfério Norte tem visão privilegiada para o fenômeno, porque a constelação de Perseus, onde os meteoros se concentram, é visível durante toda a noite. No Sul, ela só surge durante a madrugada. No Rio de Janeiro, por exemplo, o radiante — ponto e onde os meteoros irradiam — só surgirá no horizonte por volta das 2h30. De acordo com o site Time and Date, o momento ótimo para observação será por volta das 5h, pouco antes de o Sol raiar.

Então, quanto mais ao norte, melhor a observação. Em Boa Vista, por exemplo, o radiante surge no horizonte por volta da meia-noite e o momento ótimo de observação vai até amanhecer.

A chuva de meteoros de Perseidas está ativa desde 17 de julho e vai até 24 de agosto, mas o pico, quando o planeta passa exatamente sobre o rastro do cometa, acontece entre os dias 12 e 13 de agosto, na madrugada seguinte da Lua nova. Sem o brilho lunar, as estrelas cadentes devem se destacar ainda mais na escuridão do céu noturno.

Como ver o fenômeno

A recomendação para quem quiser acompanhar o fenômeno é procurar uma região com pouca luminosidade, fora das grandes metrópoles, e olhar na direção norte. O uso de aplicativos de smartphones, como o Sky Map ou o Sky View, facilitam a localização da constelação de Perseidas. A consulta à previsão do tempo pode evitar frustrações. Para o Rio de Janeiro, o ClimaTempo indica noite com muitas nuvens.

O G1 explica que no Brasil, os melhores lugares para a observação das Perseidas são nas regiões norte e nordeste, locais onde a constelação de Perseu pode ser vista mais alto no céu.

Apesar do grande número de meteoros, os riscos de que algum fragmento sobreviva chegue a tocar o solo são pequenos. Diferente dos asteroides, que são compostos por metais, os cometas são compostos por minerais, que dificilmente sobrevivem à entrada na atmosfera da Terra.

Melhores lugares

Em outras parte do do país, é possível observar o fenômeno mais próximo à linha do horizonte. O primeiro passo, segundo Picazzio, é localizar a constelação de Perseu.

Na madrugada do dia 12 para o dia 13, essa constelação deve começar a aparecer no céu no horizonte norte por volta das 2h da manhã, em Macapá e Salvador.

Picazzio explica que, se o observador estiver no sudeste e centro-oeste, os melhores horários para observação serão mais tarde: a partir das 3h em Brasília, a partir das 5h em São Paulo.

Na região sul deverá ser mais difícil de observar o fenômeno, já que Perseu estará no céu mais próximo do horário do nascer do sol: a partir das 6h em Porto Alegre, por exemplo.

A constelação de Órion, onde ficam as conhecidas Três Marias, pode ser um ponto de referência. Ao localizá-las no céu, olhe para o norte e verá as constelações de Touro e depois a de Perseu, onde, com sorte e um tempo bom, será possível ver diversos meteoros caindo.