Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chuva de meteoros promete espetáculo nos céus durante a madrugada em Campo Grande

O pico da principal chuva de meteoros do calendário anual junto com a Lua Nova promete um espetáculo nos céus nas madrugadas de domingo para segunda-feira (12 e 13). A previsão é que 150 meteoros, conhecidos também como estreladas cadentes, cruzem os céus a cada hora, incluindo bolas de fogo. As ‘estrelas cadentes’ poderão ser […]
Arquivo -

O pico da principal chuva de meteoros do calendário anual junto com a Lua Nova promete um espetáculo nos céus nas madrugadas de domingo para segunda-feira (12 e 13). A previsão é que 150 meteoros, conhecidos também como estreladas cadentes, cruzem os céus a cada hora, incluindo bolas de fogo. As ‘estrelas cadentes’ poderão ser vistas nos céus e a aparição varia de cidades para cidade e condições do clima.

Segundo o Jornal O Globo,o fenômeno é chamado de ‘chuva de Perseidas’, que acontece quando a Terra cruza uma região do espaço repleta de fragmentos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que visita o centro do Sistema Solar a cada 133 anos.

O Hemisfério Norte tem visão privilegiada para o fenômeno, porque a constelação de Perseus, onde os meteoros se concentram, é visível durante toda a noite. No Sul, ela só surge durante a madrugada. No , por exemplo, o radiante — ponto e onde os meteoros irradiam — só surgirá no horizonte por volta das 2h30. De acordo com o site Time and Date, o momento ótimo para observação será por volta das 5h, pouco antes de o Sol raiar.

Então, quanto mais ao norte, melhor a observação. Em Boa Vista, por exemplo, o radiante surge no horizonte por volta da meia-noite e o momento ótimo de observação vai até amanhecer.

A chuva de meteoros de Perseidas está ativa desde 17 de julho e vai até 24 de agosto, mas o pico, quando o planeta passa exatamente sobre o rastro do cometa, acontece entre os dias 12 e 13 de agosto, na madrugada seguinte da Lua nova. Sem o brilho lunar, as estrelas cadentes devem se destacar ainda mais na escuridão do céu noturno.

Como ver o fenômeno

A recomendação para quem quiser acompanhar o fenômeno é procurar uma região com pouca luminosidade, fora das grandes metrópoles, e olhar na direção norte. O uso de aplicativos de smartphones, como o Sky Map ou o Sky View, facilitam a localização da constelação de Perseidas. A consulta à previsão do tempo pode evitar frustrações. Para o Rio de Janeiro, o ClimaTempo indica noite com muitas nuvens.

O G1 explica que no Brasil, os melhores lugares para a observação das Perseidas são nas regiões norte e nordeste, locais onde a constelação de Perseu pode ser vista mais alto no céu.

Apesar do grande número de meteoros, os riscos de que algum fragmento sobreviva chegue a tocar o solo são pequenos. Diferente dos asteroides, que são compostos por metais, os cometas são compostos por minerais, que dificilmente sobrevivem à entrada na atmosfera da Terra.

Melhores lugares

Em outras parte do do país, é possível observar o fenômeno mais próximo à linha do horizonte. O primeiro passo, segundo Picazzio, é localizar a constelação de Perseu.

Na madrugada do dia 12 para o dia 13, essa constelação deve começar a aparecer no céu no horizonte norte por volta das 2h da manhã, em Macapá e Salvador.

Picazzio explica que, se o observador estiver no sudeste e centro-oeste, os melhores horários para observação serão mais tarde: a partir das 3h em Brasília, a partir das 5h em São Paulo.

Na região sul deverá ser mais difícil de observar o fenômeno, já que Perseu estará no céu mais próximo do horário do nascer do sol: a partir das 6h em , por exemplo.

A constelação de Órion, onde ficam as conhecidas Três Marias, pode ser um ponto de referência. Ao localizá-las no céu, olhe para o norte e verá as constelações de Touro e depois a de Perseu, onde, com sorte e um tempo bom, será possível ver diversos meteoros caindo.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fux é o terceiro a votar em nova sessão de julgamento de Bolsonaro desta quarta-feira

Nepal: militares retomam controle de Katmandu após onda de protestos violentos

Funsat

Campo Grande tem 1,3 mil vagas de emprego abertas na Funsat nesta quarta-feira (10)

Procon-MS leva atendimentos para o Centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

Assumiu? Zé Felipe é flagrado em churrasco na casa da família de Ana Castela

Últimas Notícias

Brasil

Itamaraty condena ameaça militar e econômica dos EUA contra Brasil

Órgão afirmou que para proteger a liberdade de expressão é preciso "defender a democracia"

Polícia

Prefeitura de Selvíria decreta luto oficial pela morte de filho de servidora soterrado

Rapaz estava em uma vala de aproximadamente três metros, quando barranco desabou e foi soterrado

Transparência

‘PM, maçom e empreiteiro’: policial do Choque está entre presos por corrupção em Terenos

'Caveiras' que apoiam operações do Gaeco conduziram colega que atua em empreiteira no nome da esposa

Cotidiano

Tá nervoso? Vai pescar! No Pênfigo, tanques de pescaria reúnem quem quer relaxar

Em meio à natureza, lugar amplo reúne sombra e água fresca no Jardim Pênfigo