Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cheias de rios em MS deixam ao menos 5 localidades em alerta

Cinco localidades do Estado estão sob alerta devido às cheias de três rios que cortam a sub-bacia do Rio Paraguai. Conforme o boletim do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), trechos dos rios Miranda, Aquidauana e Taquari alcançaram as cotas de alerta devido a incidência de chuvas localizadas. Segundo o boletim, […]
Arquivo -

Cinco localidades do Estado estão sob alerta devido às cheias de três rios que cortam a sub-bacia do Rio Paraguai. Conforme o boletim do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), trechos dos rios , Aquidauana e Taquari alcançaram as cotas de alerta devido a incidência de chuvas localizadas.

Segundo o boletim, os trechos dos rios Aquidauana e Miranda, que passam por , Miranda, Palmeiras (distrito de Aquidauana) e pelo município de Aquidauana já alcançaram as cotas de alerta, que antecede a de emergência.

No caso de Miranda, a estação superou a marca de alerta no último dia 7 de novembro e chegou ao nível de emergência. Porém, o Imasul deliberou por não emitir o “Aviso de Evento Crítico”. Lá, uma família de ribeirinhos chegou a ficar desabrigada e recebeu suporte da Defesa Civil do município. Já em Coxim, o Rio Taquari também superou a marca e está no nível de alerta desde o dia 2 de novembro.

Com isso, as localidades recebem atenção especial da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. “Mas, como a expectativa é de que as chuvas continuem, o monitoramento continua focado nessas áreas para que os alertas sejam emitidos e, se necessário, seja prestado o atendimento às famílias afetadas”, destaca o tenente-coronel Fabio Santos Coelho Catarineli, coordenador da Defesa Civil.

Sistema de alertas

O coordenador da Defesa Civil Estadual destaca que desde 15 de janeiro deste ano a Defesa Civil oferece gratuitamente um serviço de alertas: com base na leitura de indicadores meteorológico e fluviais colhidos diariamente pelo órgão, uma mensagem de texto é enviada para os moradores de cada região, quando necessário.

Para receber os alertas, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) gratuita para o número 40199. No corpo da mensagem, é necessário colocar o CEP da residência, para que o envio de alertas seja mais preciso. “Assim, sempre que houver um alerta, seja de cheia, de tempestade, ventania ou qualquer outros fenômeno natural, essa pessoa receberá a mensagem com os alertas preventivos. Todo o serviço é gratuito”, destaca Catarineli.

Cheias

Segundo a Defesa Civil Estadual, as chuvas localizadas de primavera e verão afetam pouco o Rio Paraguai, nas proximidades de Ladário e Corumbá. Nessa região, as cheias seriam mais previsíveis e dependeriam das chuvas na cabeceira do rio, que fica em Cáceres (MT).

“A água demora alguns meses para chegar a Ladário, que é onde temos uma régua de medição. na segunda-feira (12), de acordo com o Imasul, o nível do rio estava na cota de 251 cm e de acordo com a Embrapa Pantanal, o nivel de alerta é de 4 metros”, destaca Catarineli.

Por outro lado, a região do “Baixo Pantanal” tende a sofrer mais com as chuvas localizadas. “Diferente de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, onde o ribeirinho sofre mais, em Aquidauana, por exemplo, a cheia do rio afeta bastante a cidade, como ocorreu neste ano”, conclui Catarineli.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por Prefeitura

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que têm a palavra ‘Hemp’ no rótulo

gestão

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Últimas Notícias

Cotidiano

Vídeo: Fogo em vegetação se espalha e fogo se aproxima de casas em Campo Grande

Incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Ministro afirmou que não viu indícios de fuga do ex-presidente e citou sobre medidas cautelares desproporcionais

Polícia

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Estabelecimento foi lacrado na manhã desta terça-feira (22)

MidiaMAIS

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Luzes e árvores natalinas em pleno mês de julho chamou a atenção de moradores da capital