Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chegada do Inverno traz mudança no clima e na paisagem em Mato Grosso do Sul

Uma nova estação chega nesta quinta-feira (21) e promete mudar o clima e a paisagem em todo o Mato Grosso do Sul. O inverno começa oficialmente às 6h07 desta quinta-feira e já promete ter o dia mais curto e a noite mais longa do ano.
Arquivo -

Uma nova estação chega nesta quinta-feira (21) e promete mudar o clima e a paisagem em todo o Mato Grosso do Sul. O Inverno começa oficialmente às 6h07 desta quinta-feira e já promete ter o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

Além de baixas temperaturas, tempo seco e vento, o inverno também irá mudar a paisagem nas cidades com muitas flores e animais polinizadores.

O clima

De acordo com o meteorologista Natalio Abrahao Neto, da Estação Meteorológica Uniderp, nesta semana, as temperaturas estão em elevação no estado e o relatório de Prognóstico do Inverno explica que isto ocorre ocasionalmente na estação devido ao bloqueio causado por massas de ar quente e secas. “Este bloqueio pode estender-se por vários dias, mantendo as condições do tempo estável, com dias ensolarados, sem chuva, com baixa umidade do ar, pouca nebulosidade e com alta concentração de poluentes”.

As temperaturas baixas são esperadas e, segundo a previsão, podem chegar a 2°C em julho, como é o caso de . De acordo com o prognóstico divulgado pela Estação Meteorológica Uniderp, frentes frias e massas de ar polares são os principais sistemas meteorológicos que atuam durante o Inverno. Os fenômenos são responsáveis pela falta de chuva, queda de temperatura, ventos intensos e nevoeiros.

Chegada do Inverno traz mudança no clima e na paisagem em Mato Grosso do Sul
(Foto: Marcos Ermínio)

Floração dos ipês e animais

A chegada da nova estação é caracterizada por tapetes de flores nas cidades. Diversas espécies de ipês florescem durante a estação e farão a festa de observadores de pássaros. Além dos ipês, outra espécie característica do Cerrado floresce durante a estação: as paineiras.

O doutor em Ecologia e professor do programa de pós-graduação em Meio Ambiente da Uniderp, Ademir Morbeck de Oliveira, explica que pelo menos 10 espécies de ipês florescem no período de transição entre o Outono e o Inverno. “A maioria tem a floração justamente neste período. Ipês rosa, amarelo, branco, todas florescem no Inverno”, diz.

De acordo com o professor, a floração e a perda de folhas são estratégias para a dispersão das sementes para reprodução. “O Inverno é caracterizado pelo vento e o ipê é uma espécie que tem a dispersão das sementes pelo vento, se a árvores não tem folhas, o vento vai dispersar suas sementes para uma distância maior”, afirma.

Chegada do Inverno traz mudança no clima e na paisagem em Mato Grosso do Sul
A presença de pássaros e insetos polinizadores também será percebida pela população. (Foto: Marcos Ermínio)

Além da floração das árvores, a chegada do inverno também fará com que alguns animais sejam mais percebidos pela população. Os animais mais presentes das paisagens serão aqueles que fazem a polinização das plantas, como insetos e pássaros. “Quando você tem a floração, significa que também vai ter alimentos. Os insetos vão fazer a polinização, pássaros, periquitos, temos toda uma fauna presente”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fumaça

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

br 163 duplicações rodovia quilômetro

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

VÍDEO: morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

Últimas Notícias

Cotidiano

Abram as janelas: Fumacê passa por quatro bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

Circulação da equipe da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais está prevista das 16h às 22h

MidiaMAIS

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

Carta de Arcebispo de Campo Grande expõe entraves entre o movimento e a Igreja Católica e não recomenda que fiéis façam parte do grupo

Polícia

‘Ele amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista da carreta que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Marlon Silva Gomes teria perdido o controle da direção

Polícia

Executado com 14 tiros em ciclovia de Campo Grande teria perdido arma de facção criminosa

Antes de ser assassinado, ‘Sorriso’ recebeu duas ligações