Uma nova estação chega nesta quinta-feira (21) e promete mudar o clima e a paisagem em todo o Mato Grosso do Sul. O Inverno começa oficialmente às 6h07 desta quinta-feira e já promete ter o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

Além de baixas temperaturas, tempo seco e vento, o inverno também irá mudar a paisagem nas cidades com muitas flores e animais polinizadores.

O clima

De acordo com o meteorologista Natalio Abrahao Neto, da Estação Meteorológica Uniderp, nesta semana, as temperaturas estão em elevação no estado e o relatório de Prognóstico do Inverno explica que isto ocorre ocasionalmente na estação devido ao bloqueio causado por massas de ar quente e secas. “Este bloqueio pode estender-se por vários dias, mantendo as condições do tempo estável, com dias ensolarados, sem chuva, com baixa umidade do ar, pouca nebulosidade e com alta concentração de poluentes”.

As temperaturas baixas são esperadas e, segundo a previsão, podem chegar a 2°C em julho, como é o caso de Ponta Porã. De acordo com o prognóstico divulgado pela Estação Meteorológica Uniderp, frentes frias e massas de ar polares são os principais sistemas meteorológicos que atuam durante o Inverno. Os fenômenos são responsáveis pela falta de chuva, queda de temperatura, ventos intensos e nevoeiros.

Chegada do Inverno traz mudança no clima e na paisagem em Mato Grosso do Sul
(Foto: Marcos Ermínio)

Floração dos ipês e animais

A chegada da nova estação é caracterizada por tapetes de flores nas cidades. Diversas espécies de ipês florescem durante a estação e farão a festa de observadores de pássaros. Além dos ipês, outra espécie característica do Cerrado floresce durante a estação: as paineiras.

O doutor em Ecologia e professor do programa de pós-graduação em Meio Ambiente da Uniderp, Ademir Morbeck de Oliveira, explica que pelo menos 10 espécies de ipês florescem no período de transição entre o Outono e o Inverno. “A maioria tem a floração justamente neste período. Ipês rosa, amarelo, branco, todas florescem no Inverno”, diz.

De acordo com o professor, a floração e a perda de folhas são estratégias para a dispersão das sementes para reprodução. “O Inverno é caracterizado pelo vento e o ipê é uma espécie que tem a dispersão das sementes pelo vento, se a árvores não tem folhas, o vento vai dispersar suas sementes para uma distância maior”, afirma.

Chegada do Inverno traz mudança no clima e na paisagem em Mato Grosso do Sul
A presença de pássaros e insetos polinizadores também será percebida pela população. (Foto: Marcos Ermínio)

Além da floração das árvores, a chegada do inverno também fará com que alguns animais sejam mais percebidos pela população. Os animais mais presentes das paisagens serão aqueles que fazem a polinização das plantas, como insetos e pássaros. “Quando você tem a floração, significa que também vai ter alimentos. Os insetos vão fazer a polinização, pássaros, periquitos, temos toda uma fauna presente”.