O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) ofertará no próximo dia 15 de novembro um total de 500 vagas extras para agendamento presencial de castração gratuita de gatos na Capital. De acordo com o órgão, as 500 vagas são extras e não irão interferir nas 600 vagas que mensalmente são ofertadas a cada dia 20.

Os recursos para a castração são oriundos de repasse do Combea (Conselho Municipal do Bem-Estar Animal), que foi criado neste ano e tem como presidente Ana Cristina Camargo de Castro. “Esta é uma das conquistas do Combea. A gente tem essa verba anual e corremos atrás de conseguir a liberação do fundo para que essas castrações extras fossem agendadas ainda neste ano”, declara a presidente.

Para conseguir o agendamento, os candidatos precisam comparecer pessoalmente, com documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência) à sede do CCZ (Avenida Filinto Muller, 1601 – Vila Ipiranga) a partir das 7h. Serão realizados agendamentos de apenas um animal por CPF.

As castrações extras são decorrentes de um recursos que veio do Fundo Municipal de Saúde, destinado para este fim pelo Conselho Municipal do Bem-Estar Animal. Vale lembrar, no entanto, que na próxima terça-feira (20), o agendamento de 600 vagas está mantido.

No ato do agendamento, o tutor é orientado a entrar em contato com o CCZ por telefone em um prazo de até 5 dias para fornecer dados extras e receber as orientações sobre o procedimento.

Na data agendada, o proprietário deverá levar o animal até o CCZ entre 15h e 19h30 e ele será liberado no dia seguinte após às 15h. O felino será castrado, microchipado, vacinado contra raiva e com uma receita com medicações que devem ser administradas e outras orientações.