Pular para o conteúdo
Cotidiano

Candidatos reclamam após aprovados impetrarem recurso para manter prova da Polícia Civil de MS

Uma comissão formada por candidatos que prestaram o concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul reclamou nesta quarta-feira (7) em contato com o Jornal Midiamax após aprovados impetrarem recurso na Justiça para manter a prova de digitação para reclamar do ato dos aprovados. De acordo com a Comissão, que é formada também por […]
Arquivo -

Uma comissão formada por candidatos que prestaram o concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul reclamou nesta quarta-feira (7) em contato com o Jornal Midiamax após aprovados impetrarem recurso na Justiça para manter a prova de digitação para reclamar do ato dos aprovados.

De acordo com a Comissão, que é formada também por aprovados e reprovados no teste, não houve igualdade na disputa com o vazamento da prova.

“Conforme relatado na Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual, feita pelo promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, o conteúdo do texto aplicado na fase VI do presente concurso tornou-se público indevidamente (já no primeiro dia de avaliação e na primeira turma – 08 de setembro de 2018)”, sendo comprovada a fraude, segundo os candidatos.

“Os candidatos não foram submetidos ao teste aplicado na fase VI do presente concurso em igualdade de condições. Ressalta-se que a partir do boletim de ocorrência, foi feita a perícia pela Polícia Civil nos teclados. Por diversas vezes candidatos prejudicados tentaram ter acesso a essa perícia, porém a administração vem colocando inúmeros obstáculos aos candidatos até o presente momento, até mesmo negando o acesso”, informam.

“Queremos salientar que todos nós queremos a celeridade do certame. O atual déficit com aposentadorias e cargos vagos, demonstra insuficiência de policiais em delegacias de todo o Estado, e da extrema necessidade de policiais civis para a segurança da população”, diz a nota.

Recurso

Três candidatos recorrem no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) contra a decisão do juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de , que suspendeu o concurso de agentes da Polícia Civil.

De acordo com o advogado Waldir Ferreira da Silva Filho, que assina o recurso, a suspensão pode causar grave lesão aos candidatos já aprovados na fase de digitação. Independentemente dos fatos ocorridos, a fase do concurso em questão era uma prova de capacidade e aptidão técnica, não de avaliação de conhecimento e/ou memorização, sendo indiferente a ciência parcial do texto que os candidatos seriam submetidos”, diz outro trecho do recurso.

A ação que pede a continuidade do concurso será julgada pela 3ª Câmara Cível do TJMS, com relatoria do desembargador Nélio Stábile.

Suspensão

O juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, decidiu pela suspensão do concurso para os cargos de agente e escrivão de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul até que se avalie se a etapa da prova de digitação foi válida ou se deve ser anulada.

A decisão é do último dia 26 e o magistrado atendeu pedido de antecipação de tutela da ação civil pública impetrada pela 30ª Promotoria de Justiça. O MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) propôs a ação após divulgação do texto da prova de digitação, por uma das candidatas.

A prova de digitação correspondeu à sexta fase do concurso da Polícia Civil e foi aplicada entre os dias 8 e 9 de setembro. Os candidatos foram divididos em grupos, que se sucediam a cada meia hora, mas o texto era o mesmo para os dois dias de prova.

O Ministério Público considerou que o conteúdo do texto para avaliação foi idêntico para todos os grupos de candidatos e defende que o vazamento prejudicou a igualdade entre os concorrentes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Unindo emoção e valorização da cultura pantaneira, Aquidauana recebe Torneio de Pesca Esportiva Viva Pantanal

Com salário de R$ 4,4 mil, inscrições para concurso em Ladário terminam no domingo

Corpo de homem não identificado é encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo

Novo líder do Brasileirão, Cruzeiro bate Fluminense e ofusca adeus de Arias

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é ‘chantagem inaceitável’

Últimas Notícias

Polícia

Preso foge durante instalação de tornozeleira eletrônica na fronteira com MS

Caso é investigado pela Polícia Civil de Ponta Porã

Polícia

Mulher é presa acusada de queimar grávida viva após desentendimentos na fronteira com MS

Acusada foi presa na mesma região que corpo da vítima foi encontrado

Esportes

Atlético supera expulsão, vence Bucaramanga e sai em vantagem na Sul-Americana

Galo teve Alan Franco expulso logo no começo da segunda etapa, mas conseguiu o gol da vitória de pênalti, a primeira fora de casa no torneio

Polícia

Psicóloga é agredida por paciente durante atendimento na Santa Casa de Campo Grande

Suspeito usou uma escada para agredir a profissional