Cotidiano

Campo-grandense usa grupo do Facebook para vender conversor digital distribuído gratuitamente

Moradores de Campo Grande estão usando grupos fechados em redes sociais para anunciar a venda de kits de conversores digitais da Seja Digital, entidade responsável por distribuir os aparelhos, distribuídos gratuitamente. Com os conversores, os usuários poderão ter acesso à qualidade de imagem superior à analógica nas emissoras de TV de Campo Grande. Em grupos de compra […]

Mariane Chianezi Publicado em 07/06/2018, às 16h06 - Atualizado em 08/06/2018, às 09h41

None

Moradores de Campo Grande estão usando grupos fechados em redes sociais para anunciar a venda de kits de conversores digitais da Seja Digital, entidade responsável por distribuir os aparelhos, distribuídos gratuitamente. Com os conversores, os usuários poderão ter acesso à qualidade de imagem superior à analógica nas emissoras de TV de Campo Grande.

Em grupos de compra e venda nas redes sociais é possível encontrar anúncios que anunciam o conversor por até R$ 150 internautas interessados em adquirir kit para converter a imagem da televisão para o HD (High Definition).

Apesar de muitas pessoas oferecerem aparelhos de outras marcas, nos comentários é possível identificar vendedores dispostos a comercializar o kit ganho pelo projeto. A venda é negociada por, pelo menos,  R$ 40 por um dos interessados. Em outra publicação, uma mulher divulga o kit descrevendo o aparelho como uma “antena digital nova” e oferece seu contato para possíveis interessados na compra.

Em uma outra publicação, uma das internautas comenta: “Deus está vendo vocês recebendo conversor do Bolsa Família e vendendo na internet”. Nos comentários, muitos reprovam a ação. “Cadê a fiscalização?”, diz um homem.

Uma outra pessoa declara nos comentários que se recebesse o kit e precisasse de dinheiro, também revenderia. Outra mulher afirma que: “Deu e a pessoa faz o que quiser”. No entanto, não é bem assim.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Seja Digital e foi informada que a venda dos conversores por parte dos beneficiários é totalmente proibida.

Sorteios e como adquirir os kits

As famílias devem, primeiro, verificar se têm direito ao kit distribuído pela Seja Digital, ligando gratuitamente para 147 ou acessando o site da entidade clicando aqui e, em caso afirmativo, realizar o agendamento, escolhendo a melhor data, horário e local para retirar os equipamentos.

Com o kit em mãos, basta seguir as instruções para instalar o conversor e a antena digital. No final do processo de instalação aparece um código na tela da TV, que deve ser cadastrado neste link ou no telefone 147 (ligação gratuita). Informando o código, o beneficiário já estará participando do sorteio e concorrendo aos prêmios.

Os sorteios serão realizados quinzenalmente até o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 14 de agosto nos municípios de Campo Grande e Terenos. O primeiro sorteio será no dia 20 de junho e o nome dos vencedores será divulgado no site da Seja Digital e em sua página no Facebook.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Jornal Midiamax