Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande e Sultanato de Omã iniciam tratativas para parcerias comerciais

Missão comercial do Sultanato de Omã foi recebida na manhã desta quinta-feira (6) pelo prefeito Marquinhos Trad. A comitiva veio a Mato Grosso do Sul com visão de negócio especialmente para Campo Grande. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, Abrahão Malulei Neto, também participou da recepção aos visitantes de Omã, […]
Arquivo -

Missão comercial do Sultanato de Omã foi recebida na manhã desta quinta-feira (6) pelo prefeito Marquinhos Trad. A comitiva veio a Mato Grosso do Sul com visão de negócio especialmente para . O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, Abrahão Malulei Neto, também participou da recepção aos visitantes de Omã, no gabinete do Paço.

Da comitiva visitante participaram o embaixador do Sultanato de Omã no , Amad Hamood Salim Al Abri; o cheikh Abderrahmane Mohamed El Hacen, presidente da CS Groups Negócios Internacionais, empresa parceira da Brukcham especializada no mercado árabe;  o presidente da Brukcham , Alexandre Antonio da Costa Lucena; e Luiz Eduardo Castro Amaro, presidente do Comitê de Parcerias e Novos Negócios – Regional Sul – Brukcham. O reitor da UEMS, professor Fábio Edir dos Santos Costa, participou da audiência a convite da Bruckcham. O grupo busca oportunidades de negócios para Omã.

Ressaltando a importância da colônia árabe no Brasil e especialmente em Campo Grande, o prefeito Marquinhos Trad comentou sobre a colônia libanesa que vive na Capital, que hoje envolve cerca de 50 mil pessoas. “Eu sou descendente de árabes – disse o IMG_0628 (Copy)prefeito – e não posso deixar de reforçar a importância dessa colônia no desenvolvimento de Campo Grande”, afirmou.

“Essa visita é muito importante para os dois lados, tanto para Campo Grande/Mato Grosso do Sul quanto para Omã”, afirmou o cheikh Abderrahmane Mohamed El Hacen, ressaltando que o objetivo é levar produtos do agronegócio para Omã, usando o porto daquele país como porta de entrada para Ásia, África e Oriente Médio. E prosseguiu: “em contrapartida, Omã tem interesse em investir em infraestrutura no Estado”, garantiu Abderrahmane Mohamed El Hacen, citando como exemplos o porto seco e a futura ponte ligando MS ao Paraguai, parte da futura Rota Bioceânica.

Os focos de atenção estão voltados para o agronegócio – soja, milho, gado – e também no setor de ensino e pesquisa, oferecendo recursos para parcerias com universidades.

O embaixador do Sultanato de Omã no Brasil, Amad Hamood Salim Al Abri, afirmou que veio a Campo Grande para conhecer de perto as potencialidades do Município. “A ideia de vir para Campo Grande é saber que tipo de cooperação pode ser trabalhada visando futuras parcerias a partir do conhecimento da realidade local”. O embaixador Omani fez amplo relato das potencialidades do Sultanato, destacando os setores empresariais que recebem mais atenção do governo: indústria de transformação, logística, turismo e agronegócio.

Cidades Irmãs

O projeto para transformar Campo Grande e Mascate, capital do Sultanato de Omã, em Cidades Irmãs está sendo desenvolvido pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Brasil-Reino Unido (Brukcham), com sede em São Paulo. “Desenvolvemos trabalho semelhante com São Paulo e Londres, que se transformaram em cidades irmãs”, afirma Luiz Eduardo Castro Amaro, presidente do Comitê de Parcerias de Novos Negócios – Regional Sul – da Brukcham.

“Essa parceria entre Mato Grosso do Sul, através de Campo Grande, com o Sultanato de Omã vai render resultados positivos para ambos os lados”, completou Castro Amaro.

Omã é uma monarquia absoluta. O Sultão Qaboos bin Said Al Said tem sido o líder hereditário do país desde 1970 e é o atual governante mais antigo no Oriente Médio, e o sétimo monarca cujo reinado é o mais longo do mundo.

A história de Omã é antiga. A região foi dominada pelo Império Persa por mais de mil anos por ter localização privilegiada, na extremidade sul da Península Arábica, entre a Ásia e a África. A notoriedade do porto de Mascate vem desde o século I. Ali era comercializado o incenso considerado mais puro do mundo. Tanto que a Rota do Incenso (próxima da fronteira com o Iêmen) é considerada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Omã já foi um país dominado pelos portugueses, que permaneceram por lá por cerca de um século a partir de 1507. (Assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova depósito de até R$ 12,5 mil para agilizar compra de dietas e fraldas para PCDs

Acusada de matar oficial de Justiça vai a júri popular em Dourados

Alckmin afirma que aumento tarifário dos EUA tende a beneficiar a agricultura no Brasil

pantanal marina

Comissão de Agricultura ouve Marina Silva após convocação assinada por deputado de MS

Notícias mais lidas agora

Quadrilha que furtou Juliano Varela tinha mansões de luxo avaliadas em R$ 1,6 milhão

DIRETOR consórcio presidente agereg CPI ônibus

Diretor da Agereg admite falta de fiscais nas ruas e péssima qualidade dos ônibus em Campo Grande

Mãe e filho foram obrigados a limpar sangue e levar corpo até córrego por homem que matou ‘Gordinho’

‘Todos agiram para que houvesse um golpe’, acusa PGR sobre ‘núcleo de desinformação’

Últimas Notícias

Mundo

Vaticano revela bastidores dos juramentos antes do conclave

Vaticano divulgou hoje vídeos e fotos que mostram bastidores do juramento de silêncio dos funcionários que trabalharão no conclave nos próximos dias. Todos os funcionários, eclesiásticos e leigos, fizeram seu voto de sigilo ontem. A promessa é obrigatória e quem violar será excomungado automaticamente. A cerimônia ocorreu na Capela Paulina, vizinha à Sistina, dois dias … Continued

Sem Categoria

Projeto que amplia quadro de juízes auxiliares em Campo Grande vai à sanção

Lei do ano passado não alterou quadro de juízes auxiliares da Capital

MidiaMAIS

Projeto Leituras e Conversas da ASL aborda obras de Lino Vilachá nesta quinta-feira

Encontro acontece no auditório da ASL, em Campo Grande

Polícia

‘Menina da fazenda’: Amigos relembram momentos de infância com motociclista que morreu no Los Angeles

Aline conduzia uma motocicleta quando derrapou e foi atropelada por um ônibus