A calçada da rua Delegado Osmar de Camargo, no Parque dos Poderes, ganhou as redes sociais nesta sexta-feira (10). Para preservar as árvores plantadas no local, a empresa de engenharia que realiza obras para a Prefeitura de Campo Grande na região optou por colocar o piso tátil contornando as plantas. Salvou os arbustos, mas dificultou a vida de quem não enxerga.

O piso tátil é utilizado para fornecer auxílio na locomoção por pessoas cegas e com baixa visão. Embora a situação tenha virado piada após a foto ser postada na página de humor Passeando em Campo Grande, a falta de acessibilidade foi confirmada por quem não enxerga.

Mauro Eder Martins, tesoureiro do Ismac (Instituto sul-mato-grossense para Cegos), passou pelo local durante a manhã e comenta que quem utiliza o piso tátil, e não conhece a calçada, vai ter dificuldades na locomoção.

O problema é que eles fizeram o piso tátil tipo um “L”. É difícil passar entre uma árvore e outra. A intenção é boa, mas, tecnicamente ficou errado e poderia ter sido feito de outra forma. Talvez, para não tirar a árvores, fizeram daquele jeito, mas, do outro lado, também fizeram [o piso tátil] e não deu problema”, comenta.

Calçada com piso tátil contornando árvores dificulta a vida de cegos e vira 'piada' no Facebook
Desvios foram feitos para preservar as árvores. (Foto: Marcos Ermínio)

A Prefeitura de Campo Grande informou que notificou a empreiteira responsável pela obra para alterações necessárias, de acordo com orientações da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana).

A calçada, segundo o Município, faz parte das obras de drenagem e pavimentação na região do Parque dos Poderes, que integra o Complexo Mata do Jacinto etapa A.

Colaborou: Marcos Ermínio