Pular para o conteúdo
Cotidiano

Boato de aparição de onça coloca PMA de Campo Grande em alerta

A suposta aparição de uma onça-parda no bairro Chácara dos Poderes em Campo Grande, deixou a Policia Militar Ambiental (PMA) em alerta depois de uma moradora afirmar ter visto o animal. A instituição diz que é possível encontrar o felino naquela região, devido à vasta área verde e também ao desmatamento em propriedades rurais em torno […]
Arquivo -

A suposta aparição de uma no bairro Chácara dos Poderes em , deixou a Policia Militar Ambiental (PMA) em alerta depois de uma moradora afirmar ter visto o animal. A instituição diz que é possível encontrar o felino naquela região, devido à vasta área verde e também ao desmatamento em propriedades rurais em torno do perímetro urbano.

De acordo com o tenente coronel Edmilson Paulino Queiroz, as onças migram à procura de alimento. “O desmatamento legal, ou ilegal, que acontece, diminui o habitat e alimento, por isso, a onça precisa percorrer maiores distâncias na migração em busca de comida e acabam adentrando os perímetros urbanos”, completa

A proprietária de uma chácara na região, Rosane Bonamigo, de 60 anos, afirma que uma onça rondando o bairro é um boato antigo. “Estou aqui há seis anos, nunca vi nenhuma onça. Quase toda semana a gente escuta conversa de onça rondando a região”, diz.

Ainda de acordo com Rosane, os moradores mantêm contato através de um grupo de Whatsapp. “Nós moramos longe do Centro então montamos o grupo para avisar qualquer imprevisto, mas quem mora aqui nunca viu a tal onça,” relata.

Boato de aparição de onça coloca PMA de Campo Grande em alerta
Foto: Moradora diz que boato de onça rondando o bairro é antigo

O prestador de serviços gerais, Sebastião de Carvalho, de 50 anos, caminha tranquilamente pelo bairro Chácara dos Poderes. “Eu já vi tamanduá, várias espécies de pássaros, mas onça nunca vi. Eu ando por aqui sem medo de onça, mas tenho medo na verdade é de gente que aparece cometendo assalto,” relata o morador.

 

Boato de aparição de onça coloca PMA de Campo Grande em alerta
Foto: Sebastião caminha tranquilamente pelo bairro e não teme encontro com onça

 

O biólogo José Lombo concorda com a Policia Militar Ambiental.  “Temos uma vasta mata no Parque dos Poderes, com alimento em abundância para uma onça, portanto não seria incomum encontrar o animal na região. Temos também 33 córregos urbanos que se conectam pela cidade, tornando o terreno favorável para o deslocamento delas”, explica.

Ainda de acordo com o biólogo, é comum encontrar várias espécies de animais. “Tamanduás, cervos do pantanal, antas, quatis e gambás são encontrados com frequência em alguns pontos da cidade”, enumera.

Histórico

Como prova de que é possível encontrar onça-parda aqui na cidade, o Tenente Coronel Queiroz relembra o caso de uma onça-parda atropelada no dia 5 de julho de 2016. “Os policiais recolheram a onça-parda na região do distrito Indubrasil. Ela foi atropelada por uma carreta que seguia na rodovia BR-262. Provavelmente o animal estava à procura de alimento.”

 

Boato de aparição de onça coloca PMA de Campo Grande em alerta
Foto: Onça atropelada por carreta no Indubrasil em 07/2016

 

Em 2017, a PMA capturou em centros urbanos de Mato Grosso do Sul, 1.742 animais silvestres. Número 25% superior ao registrado em 2016. Em Campo Grande, 824 animais foram capturados em 2017.

Dados da última pesquisa divulgada neste ano revelam que, em janeiro, a PMA realizou a captura de 88 animais silvestres na capital.

Em relação ao boato da onça rondando a região do bairro Chácara dos Poderes, a PMA alerta. “Caso o encontro com a onça aconteça, tenha em mente que a onça-parda é um animal manso, portanto ficará sempre na defensiva e o objetivo dela será fugir.”

Caso encontre a onça ou qualquer outro animal silvestre, entre em contato com a PMA através do telefone 3357-1500.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Condomínio residencial CH07 no Aero Rancho

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

Últimas Notícias

Esportes

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

Equipe colorada conquistou segunda vitória consecutiva no campeonato

Polícia

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Motorista, envolvido com tráfico de drogas, ficou nervoso ao ver viatura da polícia no Tiradentes

Esportes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Jogo acontece na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado