Defesa Civil monitora situação no município

O nível do chegou a 5,2 metros por causa das chuvas fortes durante a madrugada desta quarta-feira (10) no município de , a 253 quilômetros ao norte de Campo Grande. A monitora a situação e 380 famílias ribeirinhas podem ter de deixar suas casas caso as águas voltem a subir.

“A situação é estável e nós estamos monitorando”, explica o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Isaías Ferreira Bittencourt. Segundo ele, 380 famílias ribeirinhas estão cadastradas e poderão ser retiradas caso o nível do rio suba novamente.

Uma família que mora à beira do rio foi levada por precaução para um abrigo, no salão paroquial. Outras duas também acionaram a Defesa Civil, mas acabaram optando por permanecer em suas casas com o fim da chuva.

“Nós nos preocupamos muito quando o rio chega a essa marca. Quem conhece Coxim sabe que o rio tem uma natureza peculiar. Em alguns trechos, atinge mais pessoas, em outros menos. Mas o fato é que 5,20 metros já é uma situação bastante preocupante. Para se ter uma noção, no início de 2016, final de 2015, o rio ultrapassou a marca de 5,30 metros e, àquela época, várias famílias tiveram que ser desalojadas”, afirma Aluízio São José, prefeito de Coxim.Aumento no nível do Rio Taquari deixa 380 famílias de sobreaviso em Coxim

Entretanto, o gestor municipal constatou que o nível do rio já baixou desde a madrugada e que espera que o rio volte ao seu nível normal, sem maior prejuízo. “Hoje pela manhã, nós já registramos uma diminuição do volume de água, que está em 5,10 metros agora, o que significa que o rio baixou”, afirmou.

O prefeito disse ainda que a Prefeitura está fazendo um levantamento dos prejuízos causados em algumas ruas com alagamentos e enxurradas.

Aquidauana

O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Isaías Ferreira Bittencourt, informou que também está acompanhando a situação em Aquidauana – a 139 quilômetros da Capital. “A situação no município está estável e em alerta. A Defesa Civil está mobilizada e acompanhando o nível do rio Miranda”, afirmou.