Pular para o conteúdo
Cotidiano

Às vésperas do fim da campanha, MS vacinou apenas 73% das crianças contra pólio e sarampo

Onze estados do país estão com índice de vacinação abaixo da média esperada da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo. Mato Grosso do Sul, assim como outros dez estados, está com 73% de vacinação, sendo a médica esperada é de 95%. A campanha se encerra nesta sexta-feira (31). Em Mato Grosso do Sul, […]
Arquivo -

Onze estados do país estão com índice de ção abaixo da média esperada da Campanha de Vacinação contra a e . Mato Grosso do Sul, assim como outros dez estados, está com 73% de vacinação, sendo a médica esperada é de 95%. A campanha se encerra nesta sexta-feira (31).

Em Mato Grosso do Sul, o público-alvo estimado foi de 158.083 crianças, mas as doses aplicadas somam 116,6 mil, atingindo índice de 73% da estimativa às vésperas do encerramento da campanha.

O Ministério da Saúde divulgou nota, na tarde desta quinta-feira (30), que gestores das cidades realizem uma nova mobilização para garantir a vacinação nas crianças com idades de 12 meses a 5 anos de idade.

“Esses 11 estados precisam intensificar suas ações de vacinação para alcançar a meta da campanha, de vacinar 95% do público-alvo. É por meio da vacinação que vamos impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil. É preciso que os gestores de saúde, bem como pais e responsáveis, se conscientizem da importância da vacinação contra essas doenças”, avalia o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Até o momento, apenas o estado do Amapá atingiu a meta do Ministério da Saúde, de vacinar 95% do público-alvo. No fim de semana passado, os estados de , Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Espírito Santo e Amapá promoveram mais um dia de mobilização para vacinação.

As capitais Macapá (AP) e Porto Velho (RO) superaram a meta da campanha. Macapá vacinou 100,3% para pólio e 99,8% para sarampo e Porto Velho 98,3% pólio e 98,3% sarampo. Já , que iniciou a vacinação antes devido o surto de sarampo na região, já atingiu a meta de vacinação para a doença (103%).

Campanha

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi hospitais

Veículos da frota estadual em MS podem ter que rodar com etanol, sugere projeto

‘Inimigo do bolsonarismo’, Moraes já foi alvo de petistas por ligação com ‘golpistas’

Ex-diretor da Veja e fundador da Revista Oeste, jornalista J.R. Guzzo morre aos 82 anos

‘Nunca tinha visto isso’, diz porteiro que chamou polícia após Igor Cabral agredir a namorada

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Hype não passa e procura por morangos do amor continua alta em Campo Grande

Onde assistir: sábado tem Brasil na final da Copa América e três jogos pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Brasil

Datafolha: 48% dos brasileiros defendem prisão de Bolsonaro por tentativa de golpe

Diferença entre os que são a favor e contra a pena foi de 10 pontos percentuais para 2%

Mundo

Temperaturas em Portugal podem chegar até 45°C com onda de calor extremo

Previsão é de que os termômetros ultrapassem os 40°C em seis distritos

Política

‘Ônibus fantasma e mais de 17 mil multas’, diz vereador sobre Consórcio Guaicurus

Membro da CPI diz que aplicativo do Consórcio indica vários ônibus rodando, mas realidade nas ruas é diferente

Política

Maioria dos deputados da Alems deve disputar a reeleição em 2026

Dos 24 parlamentares, apenas Mara Caseiro (PSDB) se declara ser pré-candidata a deputada federal