Pular para o conteúdo
Cotidiano

Construtora é condenada a refazer sistema hidráulico de apartamento com vazamentos

Uma construtora de Campo Grande foi condenada na 7ª Vara Cível de Campo Grande a efetuar revisão completa das instalações hidrossanitárias e posteriormente a reparar os problemas encontrados em um apartamento localizado no bairro Jardim Centenário, na Capital. De acordo com a sentença, que considerou a empresa responsável pelos vazamentos, a construtora terá 90 dias […]
Arquivo -

Uma construtora de foi condenada na 7ª Vara Cível de Campo Grande a efetuar revisão completa das instalações hidrossanitárias e posteriormente a reparar os problemas encontrados em um apartamento localizado no bairro Centenário, na Capital. De acordo com a sentença, que considerou a empresa responsável pelos vazamentos, a construtora terá 90 dias para efetuar o serviço.

De acordo com a ação, a proprietária do imóvel adquiriu o apartamento da construtora em janeiro de 2007. Porém, com o passar dos meses teria notado que rachaduras surgiram no teto do imóvel. A autora afirma que a empresa teria negado-se a efetuar os reparos, alegando que o defeito estava no apartamento de cima, o qual estava com pendências judiciais.

A proprietária contratou, então, um construtor particular, que atestou que as rachaduras no teto eram provenientes de vazamentos no apartamento superior. Como prejuízos, o armário da cozinha foi danificado, bem como lustres e janelas. O teto de todo o apartamento, além das paredes, mofaram. A proprietária também alegou que as paredes foram pintadas no ato da venda para camuflar os defeitos.

Ao ajuizar a ação, a autora pediu na Justiça o reparo dos vazamentos ou o pagamento de indenização pelas despesas decorrentes do defeito, além de indenização por danos morais. No caso dos reparos dos vazamentos, a proprietária requereu antecipação de tutela para conserto imediato.

Na defesa, a empresa afirmou que a autora adquiriu o imóvel de terceiros, o que excluiria a responsabilidade da construtora, sendo esta responsabilidade do proprietário do apartamento superior. Alegou, também, que não pode o construtor ter responsabilidade ilimitada e eterna quanto aos vícios dos imóveis e que o apartamento teria sido entregue há mais de 12 anos e sustentou que não há danos morais no caso.

A juíza autora da sentença, Gabriela Müller Junqueira, considerou que os fatos são incontroversos e determinou produção de prova pericial de engenharia, que comprovaram que os vazamentos eram decorrentes de defeito na construção do imóvel, configurando a responsabilidade da construtora.

“No que se refere ao conserto do defeito constatado, objeto do pedido de obrigação de fazer, o perito afirmou: ‘se faz necessário uma revisão completa das instalações hidrossanitárias localizadas acima do forro, com a substituição de todos seus componentes (tubos e conexões), com posterior refazimento do forro de gesso e pintura do mesmo’”.

A juíza, no entanto, negou danos morais. “Inegável o aborrecimento causado pelo defeito constatado no imóvel da autora. Entretanto, não se trata de circunstância capaz de gerar ferimento à esfera da personalidade que mereça ser sancionada ou compensada”, concluiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Carreta carregada com carne tomba no trevo de anel viário em Nova Andradina

Últimas Notícias

Trânsito

Equipe de ambulância envolvida em acidente com morte de jovem na BR-163 é afastada

Em nota, prefeitura de São Gabriel do Oeste disse que o motociclista atravessou repentinamente a pista

Famosos

Ana Maria Braga revela mágoa de Leonardo: ‘Não fala mais comigo’

Durante o Mais Você, Ana Maria Braga pegou todos de surpresa ao revelar uma briga com o cantor Leonardo; entenda o suposto motivo

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros

MidiaMAIS

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Hotel foi desativado nos anos 2000 e hoje parece até cenário de filme de terror