Pular para o conteúdo
Cotidiano

Construtora é condenada a refazer sistema hidráulico de apartamento com vazamentos

Uma construtora de Campo Grande foi condenada na 7ª Vara Cível de Campo Grande a efetuar revisão completa das instalações hidrossanitárias e posteriormente a reparar os problemas encontrados em um apartamento localizado no bairro Jardim Centenário, na Capital. De acordo com a sentença, que considerou a empresa responsável pelos vazamentos, a construtora terá 90 dias […]
Arquivo -

Uma construtora de foi condenada na 7ª Vara Cível de Campo Grande a efetuar revisão completa das instalações hidrossanitárias e posteriormente a reparar os problemas encontrados em um apartamento localizado no bairro Centenário, na Capital. De acordo com a sentença, que considerou a empresa responsável pelos vazamentos, a construtora terá 90 dias para efetuar o serviço.

De acordo com a ação, a proprietária do imóvel adquiriu o apartamento da construtora em janeiro de 2007. Porém, com o passar dos meses teria notado que rachaduras surgiram no teto do imóvel. A autora afirma que a empresa teria negado-se a efetuar os reparos, alegando que o defeito estava no apartamento de cima, o qual estava com pendências judiciais.

A proprietária contratou, então, um construtor particular, que atestou que as rachaduras no teto eram provenientes de vazamentos no apartamento superior. Como prejuízos, o armário da cozinha foi danificado, bem como lustres e janelas. O teto de todo o apartamento, além das paredes, mofaram. A proprietária também alegou que as paredes foram pintadas no ato da venda para camuflar os defeitos.

Ao ajuizar a ação, a autora pediu na Justiça o reparo dos vazamentos ou o pagamento de indenização pelas despesas decorrentes do defeito, além de indenização por danos morais. No caso dos reparos dos vazamentos, a proprietária requereu antecipação de tutela para conserto imediato.

Na defesa, a empresa afirmou que a autora adquiriu o imóvel de terceiros, o que excluiria a responsabilidade da construtora, sendo esta responsabilidade do proprietário do apartamento superior. Alegou, também, que não pode o construtor ter responsabilidade ilimitada e eterna quanto aos vícios dos imóveis e que o apartamento teria sido entregue há mais de 12 anos e sustentou que não há danos morais no caso.

A juíza autora da sentença, Gabriela Müller Junqueira, considerou que os fatos são incontroversos e determinou produção de prova pericial de engenharia, que comprovaram que os vazamentos eram decorrentes de defeito na construção do imóvel, configurando a responsabilidade da construtora.

“No que se refere ao conserto do defeito constatado, objeto do pedido de obrigação de fazer, o perito afirmou: ‘se faz necessário uma revisão completa das instalações hidrossanitárias localizadas acima do forro, com a substituição de todos seus componentes (tubos e conexões), com posterior refazimento do forro de gesso e pintura do mesmo’”.

A juíza, no entanto, negou danos morais. “Inegável o aborrecimento causado pelo defeito constatado no imóvel da autora. Entretanto, não se trata de circunstância capaz de gerar ferimento à esfera da personalidade que mereça ser sancionada ou compensada”, concluiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio se garante nos playoffs e Vasco se complica na Copa Sul-Americana

Preso assaltante que espancou e roubou idoso em Três Lagoas

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle

Últimas Notícias

Brasil

Lula confirma presença em velório de Pepe Mujica

Ainda na China, onde cumpre visita oficial, o presidente concedeu uma entrevista coletiva

Trânsito

Motorista fica ferido em tombamento de carregada com gado na MS-436

O motorista foi socorrido com ferimentos graves ao hospital

Brasil

País passa a contar com selos de rastreabilidade de plásticos

Os selos se baseiam na plataforma Recircula Brasil

Polícia

Motorista por aplicativo que expôs adolescente na internet é condenado a pagar indenização

Motorista publicou nas redes sociais a imagem da adolescente