Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após queda de ponte, pousadas ficam isoladas e turistas são orientados a cancelar reservas

Quatro dias depois da queda de uma ponte em Bodoquena, a 260 km de Campo Grande, balneários e pousadas da região continuam isoladas. A ponte, localizada em uma estrada vicinal da MS-138, era o único acesso a uma região turística da cidade e ao Assentamento Canaã. A Prefeitura de Bodoquena até fez um desvio, mas […]
Arquivo -

Quatro dias depois da queda de uma ponte em , a 260 km de , balneários e pousadas da região continuam isoladas. A ponte, localizada em uma estrada vicinal da MS-138, era o único acesso a uma região turística da cidade e ao Assentamento Canaã. A Prefeitura de Bodoquena até fez um desvio, mas a cheia do rio Salobra pode deixar os turistas e moradores completamente isolados nos próximos dias.

O professor e jornalista Edson Silva, de 61 anos, fez uma visita ao local neste domingo (30), mas desistiu de se hospedar na região, já que havia o risco de ficar isolado caso a chuva continue. “A Prefeitura fez um desvio que passa dentro do rio, jogou cascalho para que os carros pudessem passar. Como está chovendo, o rio Salobra subiu e não dá para passar de carro. Só com caminhonete, com grande dificuldade”, explica.

A Secretária de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Lejânia Ribeiro Malheiros, afirma que foi feito um aterramento para possibilitar que os carros passem pelo rio. Entretanto, a chuva preocupa e a orientação é que os turistas evitem a região. “Os outros passeios turísticos de Bodoquena estão funcionando. Nesta região temos dois pontos turísticos, o Refúgio Canaã e o sítio Vale do Paraíso. Infelizmente, é perigoso deixar os turistas irem para lá, não recomendamos”, diz a secretária.

Silva explica que este período do fim do ano é considerado alta temporada na região do Assentamento Canaã, mas o risco faz com que mesmo turistas vindos de longe desistam do passeio. “Se a gente vai, como volta? Aí você fica à mercê da natureza. Se continuar chovendo na região da cabeceira do Rio Salobra, será um isolamento total”.

O professor cita que dois funcionários da Prefeitura estão no local próximo ao rio para orientar os turistas sobre a passagem. A secretária de Turismo explica que uma tenda tem funcionários para monitorar o nível do rio e para orientar sobre a travessia. Antes, a recomendação era de alerta, mas depois da chuva deste domingo (30), os turistas são aconselhados a cancelar as reservas. “O que fizemos foi aterro provisório em um trecho do rio, mas se chove, o rio se eleva muito. Os empresários estão remanejando os passeios turísticos, reservas têm que ser canceladas”, diz.

A Secretaria de Obras do município deve retirar o caminhão nesta segunda-feira (31), mas ainda não há previsão sobre quando a ponte será reconstruída. Segundo Lejânia, a ponte já havia sito licitada para a construção. “Foi licitada com o Governo do Estado, isso está pronto, é só iniciar a obra. Entretanto, a construção de uma ponte leva 60 dias, no mínimo”, conclui. A secretária acredita que a queda da ponte não deve prejudicar o turismo do município, já que de 15 passeios turísticos, apenas dois ficam na região do Canaã.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano