Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após queda de ponte, pousadas ficam isoladas e turistas são orientados a cancelar reservas

Quatro dias depois da queda de uma ponte em Bodoquena, a 260 km de Campo Grande, balneários e pousadas da região continuam isoladas. A ponte, localizada em uma estrada vicinal da MS-138, era o único acesso a uma região turística da cidade e ao Assentamento Canaã. A Prefeitura de Bodoquena até fez um desvio, mas […]
Arquivo -

Quatro dias depois da queda de uma ponte em , a 260 km de , balneários e pousadas da região continuam isoladas. A ponte, localizada em uma estrada vicinal da MS-138, era o único acesso a uma região turística da cidade e ao Assentamento Canaã. A Prefeitura de Bodoquena até fez um desvio, mas a cheia do rio Salobra pode deixar os turistas e moradores completamente isolados nos próximos dias.

O professor e jornalista Edson Silva, de 61 anos, fez uma visita ao local neste domingo (30), mas desistiu de se hospedar na região, já que havia o risco de ficar isolado caso a chuva continue. “A Prefeitura fez um desvio que passa dentro do rio, jogou cascalho para que os carros pudessem passar. Como está chovendo, o rio Salobra subiu e não dá para passar de carro. Só com caminhonete, com grande dificuldade”, explica.

A Secretária de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Lejânia Ribeiro Malheiros, afirma que foi feito um aterramento para possibilitar que os carros passem pelo rio. Entretanto, a chuva preocupa e a orientação é que os turistas evitem a região. “Os outros passeios turísticos de Bodoquena estão funcionando. Nesta região temos dois pontos turísticos, o Refúgio Canaã e o sítio Vale do Paraíso. Infelizmente, é perigoso deixar os turistas irem para lá, não recomendamos”, diz a secretária.

Silva explica que este período do fim do ano é considerado alta temporada na região do Assentamento Canaã, mas o risco faz com que mesmo turistas vindos de longe desistam do passeio. “Se a gente vai, como volta? Aí você fica à mercê da natureza. Se continuar chovendo na região da cabeceira do Rio Salobra, será um isolamento total”.

O professor cita que dois funcionários da Prefeitura estão no local próximo ao rio para orientar os turistas sobre a passagem. A secretária de Turismo explica que uma tenda tem funcionários para monitorar o nível do rio e para orientar sobre a travessia. Antes, a recomendação era de alerta, mas depois da chuva deste domingo (30), os turistas são aconselhados a cancelar as reservas. “O que fizemos foi aterro provisório em um trecho do rio, mas se chove, o rio se eleva muito. Os empresários estão remanejando os passeios turísticos, reservas têm que ser canceladas”, diz.

A Secretaria de Obras do município deve retirar o caminhão nesta segunda-feira (31), mas ainda não há previsão sobre quando a ponte será reconstruída. Segundo Lejânia, a ponte já havia sito licitada para a construção. “Foi licitada com o Governo do Estado, isso está pronto, é só iniciar a obra. Entretanto, a construção de uma ponte leva 60 dias, no mínimo”, conclui. A secretária acredita que a queda da ponte não deve prejudicar o turismo do município, já que de 15 passeios turísticos, apenas dois ficam na região do Canaã.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
eldorado

Justiça Federal mantém decisões que impedem Paper de assumir a Eldorado Brasil

MORADOR BRIGA

Morador de Porto Murtinho paga R$ 1 mil de fiança e diz que prefeito “perdeu o controle”

Dentistas voluntários selecionam jovens para tratamento dental gratuito em MS

Guatemala extradita um dos 100 foragidos mais procurados pelos EUA

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

congresso

Investigação mira ex-prefeito que teria recebido diárias em dobro da Assomasul e do município

Últimas Notícias

Cotidiano

Exército participa da Expoagro em Dourados com exposição de tanque que faz ‘tremer o chão’

Exército expõe equipamentos de artilharia e engenharia, carros de combate blindados M60 e M113 e, ainda, informações sobre formas de ingresso na corporação

Polícia

Júri popular de réu que esfaqueou homem em 2020 na Homex foi adiado em Campo Grande

A nova data do júri ainda não foi marcada

Economia

Expoagro destaca pujança de Dourados e reforça compromisso do agro com o meio ambiente

Evento tem várias atrações e é do tamanho da ‘Grande Dourados’, comenta presidente do sindicato rural, Gino José Ferreira

Brasil

Moraes e Zanin votam para STF enfrentar decisão da Câmara e seguir com ação do golpe

Câmara dos Deputados tinham votado em maioria para suspender processo de golpe contra o deputado Alexandre Ramagem