Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após novo flagrante de fraude, Detran-MS suspende vistoriadora e cogita rever terceirização

Empresa é reincidente e passará por investigação interna, conforme destacou diretor-presidente do Detran-MS.
Arquivo -

O diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de MS), Roberto Hashioka Soler, determinou suspensão cautelar, por um prazo de 45 dias, das atividades da empresa Focar , flagrada aprovando a vistoria em carro com motor fundido em uma vistoria. A decisão foi publicada por meio de portaria no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (27) e decorre das denúncias de fraude da empresa reveladas pelo Jornal Midiamax no último dia 15.

O presidente admite, ainda, que é possível que o Detran passe por um processo de reavaliação das vistorias terceirizadas. “A decisão de terceirizar parte das vistorias do Detran-MS foi amparada por uma decisão do Denatran, que permitiu esse credenciamento. Sabemos que a empresa é reincidente e muito embora atualmente o Detran não tenha condições de abarcar todas as vistorias, é um processo que pode passar, sim, por reavaliação”, destaca Hashioka.

Hashioka conta que o órgão agiu logo que as denúncias foram feitas. “A partir do momento que houve a denúncia, já na segunda-feira, seguinte pedi que a Corregedoria iniciasse procedimento investigatório. Em seguida, será aberto um processo administrativo”, explica o diretor-presidente.

Hashioka também destaca que a reincidência da empresa na mesma situação de fraude será considerada durante o processo de investigação.

Entenda o caso

A reportagem do Jornal Midiamax flagrou nova fraude de vistoria veicular praticada pela empresa Focar, conforme reportagem especial publicada no último dia 15. A fraude consistiu em aprovar em suposta vistoria um Peugeot 206 com motor fundido e sem bateria, e também sem ter nenhum dos equipamentos elétricos, como luzes de sinalização, conforme exige a legislação.

A fraude ocorreu menos de um mês após o Conselho Superior do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) arquivar um inquérito que garante ter investigado irregularidades na inspeção veicular do Detran-MS.

A reportagem buscou contato com o proprietário da empresa, Antônio Gregório, que inicialmente tentou negar a fraude, mas, diante das provas, acabou admitindo que o procedimento irregular foi feito e que não foi um caso isolado.

“Às vezes a gente até faz, como o carro é novo, o motor tá [sic] estragado, às vezes até isso aí. Não é um procedimento certo, mas às vezes acontece, admite”. “Às vezes a gente até faz uma vista grossa”, confirma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casos de doenças respiratórias este ano em Campo Grande superam 2024

Operador de teleatendimento

Campo Grande abre seleção com 100 vagas para operador de teleatendimento

VÍDEO: Motociclista morre após batida com carro no Nova Campo Grande

Brasil enfrenta Equador na estreia de Ancelotti pela seleção

Notícias mais lidas agora

claudinho serra tornozeleira

Gecoc e Gaeco cumprem busca e apreensão na casa de Claudinho Serra em Campo Grande

pcms santa casa

Cirurgião-dentista morreu após cair do 6º andar da Santa Casa, diz polícia

Quatro aparelhos e 50 chips são apreendidos com grupo que clonou celular de Riedel

Feira literária em Dourados atrai público estudantil e impulsiona produção cultural da cidade

Últimas Notícias

Cotidiano

Campo Grande regulamenta fornecimento gratuito de ração para cães e gatos

O fornecimento de ração é destinado a animais vítimas de maus-tratos, resgatados e em reabilitação sob cuidados de OSCs

Polícia

Sindicância é instaurada para apurar fuga de detento de presídio de Campo Grande

Detento aproveitou saída de caminhão para fugir do presídio

Política

Vereadores discutem criação da Casa do Autista em Campo Grande nesta quinta

Nome de praça em homenagem a empresário também entra em votação

Brasil

Lula pede que Macron ‘abra coração’ por acordo UE-Mercosul

Petista disse que não vai deixar a presidência do Mercosul sem que o acordo esteja finalizado