Aplicativo permite que deficientes visuais ‘chamem’ ônibus

O aplicativo “Todos no Ônibus”, lançado nesta sexta-feira (11) pela Prefeitura Municipal, chegou para facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência visual e promover acessibilidade em Campo Grande. De imediato, a plataforma irá atender 523 pessoas que, no ponto de ônibus, poderão ‘chamar’ transporte através do celular. Conforme o último censo do Instituto Brasileiro de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O aplicativo “Todos no Ônibus”, lançado nesta sexta-feira (11) pela Prefeitura Municipal, chegou para facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência visual e promover acessibilidade em Campo Grande. De imediato, a plataforma irá atender 523 pessoas que, no ponto de ônibus, poderão ‘chamar’ transporte através do celular.

Conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, desta 40% representam o grupo de deficientes visuais (parcial ou total). Por conta desse senso, parceria com iniciativa privada fez com que o app fosse elaborado para os moradores da cidade.

Um dos usuários do transporte coletivo na Capital, Valdir Antônio Lustosa, acredita que o aplicativo deverá cumprir com as funções que promete.

“Ele vai dar autonomia e independência. Muitas vezes estamos no ponto de ônibus e dependemos de terceiros para nos ajudar. Acaba que a gente perde compromisso, ou pega ônibus errado e quando percebe já é tarde. Agora vou poder confiar no aplicativo, não vou depender de ninguém. Vou poder me organizar melhor”, afirma.

Já para o presidente do Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), Márcio Ximenes Ramos, acredita que aplicativo irá, de fato, ajudar no dia a dia dos deficientes. “Existem outros aplicativos por aí, mas não com um aparelho celular, que todos hoje têm em mãos. Não teremos que usar nenhum outro acessório”, comemora.

Da Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul (Advms), Silvan Cardoso de Azevedo, conta que muitas pessoas que o vê na rua não imagina a dificuldade que ele tem para usar um transporte coletivo, por ter baixa visão.

“Apesar de eu ainda ter visão, ela não é o suficiente para ler o itinerário de um ônibus. Já passei por situações vexatórias. A vinda desse aplicativo vai facilitar a vida gente, ele vem proporcionar a acessibilidade para todos nós”, diz.

Marquinhos Trad (PSD) disse a importância do lançamento do app. “uma cidade não pode e não deve ser administrada sozinha, uma cidade não se conjuga no singular. Quando se faz um programa de governo você tem que incluir todos aqueles que participam dela. E a partir do momento em que se administra envolvendo a comunidade todos ganham, todos crescem. Por isso, o nome deste programa “Todos no Ônibus”’.

Como vai funcionar?

Primeiramente, o usuário deverá ir até o Consórcio Guaicurus realizar cadastro e depois realizar download na loja virtual do Google, clicando aqui. Todas as 189 linhas do ônibus estarão disponíveis para atender os passageiros que usarão o app.

O diretor presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação Paulo Fernando Cardoso explica que dentro do cronograma que a Agetec gerenciou foi feita orientações às pessoas com deficiência visual e com baixa visão para se habilitarem para baixar o aplicativo.

“Isso acontece porque o motorista saberá na hora o nome do usuário, vai haver uma troca de informações entre os dois. Mais para a frente isso será aberto para outras pessoas utilizarem também, como, por exemplo, idosos e cadeirantes”.

Com o uso de um tablet, ou do celular, o usuário vai solicitar a linha e o motorista será avisado por um aviso sonoro. O motorista terá o registro do ponto onde estará o usuário e, ao chegar ao local, o mesmo irá chamar o passageiro pelo nome.

Conteúdos relacionados