Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aplicativo ameaça crianças e pais ficam preocupados em Campo Grande

Pais se mobilizaram em condomínio para coibir uso do app
Arquivo -

Pais se mobilizaram em condomínio para coibir uso do app

Com interface amigável, o aplicativo número um em instalações na loja virtual dos aparelhos Android atualmente, o Playstore, o SimSimi tem tomado conta dos celulares de muitas pessoas mundo a fora. O fato é que o app, que usa inteligência artificial para conversar com os usuários, tem preocupado pais em .

Mesmo com classificação indicativa de 16 anos, muitos pais não tem controle e crianças acabam instalando o SimSimi. O que atrai os pequenos é o fato do app possuir uma interface amigável e simpática, com um personagem amarelo e nuvens como papel de parede nas conversas. Apesar dessas características, o personagem do SimSimi não é nada amoroso. Com respostas de teor sexual, ele até ‘aconselha’ os usuários a matarem os pais.

Foi com essa preocupação e objetivo de gerar alerta aos moradores do condomínio onde vive, que uma residente do Bairro Santa Luzia mobilizou pais através do WhatsApp para orientá-los sobre os supostos perigos do aplicativo.

Leitora do Jornal Midiamax contou que recebeu a mensagem e ficou curiosa sobre a existência da plataforma. No entanto, quando decidiu pesquisar na internet, se assustou com o inofensivo personagem amarelo.

“Eu não tive coragem de instalar o aplicativo. Quem baixou foi uma vizinha e ela mandou nos grupos do condomínio para os moradores que tem filhos. Ele [app] pede permissão para instalar e ele só tem opção de que o aplicativo acesse as mídias, contatos, por isso não instalei. Mas ela instalou, iniciou a conversa e depois mandou os prints para os outros moradores”, disse. Para ela, aplicativo ‘é do demônio’.

A moradora, que preferiu não se identificar, disse que a vizinha instalou aplicativo e em menos de 5 minutos de conversa, o personagem ‘manda’ matar os pais e até ensina como cometer o crime. Ainda segundo a leitora, autoridades deveriam intervir e retirar plataforma do ar.

“O mais curioso desse app é que ele tem acesso a câmera frontal do celular, ou seja, se você pergunta até sua cor da roupa eles acertam. Isso é invasão [de privacidade] deveria no mínimo ser caso de polícia, mas já que não é, tem que ser noticiado nos meios de comunicação”, finalizou.

Embora seja possível configurar o aplicativo para não receber mensagens impróprias e ainda navegar como usuário anônimo, especialistas sugerem que o ideal é não fazer o download do aplicativo, uma vez que não há controle e nem se sabe a procedência das mensagens.

Não é de hoje

Em dezembro de 2017, o Midiamax noticiou que no Paraná, pais e professores de uma escola estavam preocupados com a popularização do aplicativo.  A Escola Municipal Duílio Calderari, em Curitiba, chegou a fazer uma reunião com pais e professores para alertar sobre o uso do aplicativo. Espantados com o conteúdo das mensagens, alguns pais levaram o caso à Polícia Civil, no Núcleo de Combate aos Cibercrimes.

“Vistoriei o telefone celular da minha filha de 10 anos que adquiriu o aplicativo pra não ficar em desvantagem das coleguinhas de escola e constatei esse aplicativo instalado com um bate papo completamente erótico e de termos de ‘sexo explícito’”, reclamou o empresário Alessandro Reginaldo Ferreira, ao Portal Paraná.

Ele conta que o aplicativo perguntava coisas como onde sua filha morava, ea escola onde estudava, se tinha vigilantes, e falou também que já tinha visto a filha do empresário e que ela era “gostosinha”.

“Depois que me identifiquei como pai da criança ele começou a me chamar no masculino e não falava mais em pornografia”, conta. Jornais como o The Sun, na Inglaterra, e o Telemar no México, já haviam alertado para os perigos do aplicativo.

O SimSimi foi desenvolvido em 2002, por uma empresa coreana. Sua base de dados foi se expandindo com o tempo, e o aplicativo recebeu atualizações. É possível restringir o uso de “palavras ruins” nas configurações, mas o aplicativo é recomendado a maiores de 16 anos.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flagra em show do Coldplay: tudo o que se sabe sobre o suposto caso de traição

Operação no Paraguai desarticula organização criminosa ligada ao Clã Rotela

Execução: Rapaz encontrado morto na ciclovia foi assassinado com 14 tiros em Campo Grande

Fogo no Pantanal

Apesar de estiagem predominar em MS, Pantanal registra queda de 97,12% em incêndios em julho

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

VÍDEO: Imagens mostram acidente entre motociclista e prestador de serviços da CCR na BR-163

Últimas Notícias

Cotidiano

Com mercado aquecido, 238 alunos concluem curso de TI em MS prontos para atuar

A formatura marca o encerramento da primeira turma de TI do programa Voucher Desenvolvedor

Trânsito

Engavetamento entre três veículos deixa trânsito lento na Rua Bahia, em Campo Grande

Um dos condutores envolvidos disse que não conseguiu frear a tempo

Esportes

MS garante três pódios em categorias da Copa das Federações de Tênis 2025

Mato Grosso do Sul faturou um título e duas terceiras colocações no campeonato

Transparência

LISTA: Governo de MS promove 77 oficias do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

De acordo com a publicação, há promoções tanto por merecimento quanto por antiguidade