Pular para o conteúdo
Cotidiano

Alunos da Reme começam a produzir cartinhas para campanha Papai Noel dos Correios

A partir da próxima segunda-feira (1º), pelo menos seis mil alunos da Rede Municipal de Ensino começarão a participar da campanha Papai Noel dos Correios, que há mais de duas décadas envolve estudantes da rede pública de todo o país. Nesta sexta-feira (28), diretores das 25 unidades da Reme, que serão contempladas na 29ª edição […]
Arquivo -

A partir da próxima segunda-feira (1º), pelo menos seis mil alunos da Rede Municipal de Ensino começarão a participar da campanha dos Correios, que há mais de duas décadas envolve estudantes da rede pública de todo o país. Nesta sexta-feira (28), diretores das 25 unidades da Reme, que serão contempladas na 29ª edição do evento, estiveram reunidos com a responsável pela campanha na Capital, Olga Martinez Torres, para conhecerem o regulamento da ação, que tem a proposta de atender escolas localizadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica.

A parceria entre a Prefeitura Municipal de , por meio da Semed, e os Correios existe desde 2011 e atende alunos da Educação Infantil até  o 5º ano do Ensino Fundamental. De acordo com Olga Torres, além de realizar sonhos, a ideia da campanha é incentivar a produção de texto e a expressão por meio de ilustrações e desenhos, no caso das crianças que ainda não estão alfabetizadas.

Através deste material, as crianças expressam seu pedido de presente para o Papai Noel. O trabalho de produção das cartas irá ocorrer até o dia 16 de outubro, quando os diretores deverão encaminhar as produções para a coordenação da campanha, localizada no prédio central dos Correios, na Avenida Calógeras.  A partir do dia 19 de novembro as cartinhas ficarão à disposição para adoção, já que as produções  individuais são apadrinhadas por empresas e comunidade em geral, que podem adotar quantas cartinhas desejar, assumindo a promessa de viabilizar o presente desejado.

A coordenadora da campanha explica que, em média, mais de 90% das cartas são adotadas, por isso é importante que o professor oriente os alunos a escreverem pelo menos três desejos para que o padrinho possa ter opção. Ao desenvolverem a campanha nas unidades, os professores conversam com os alunos sobre o significado do Natal, tomando o cuidado de não envolver as questões religiosas, focando em valores como a solidariedade e união.

Ao mesmo tempo é trabalhado, com os alunos alfabetizados, técnicas de redação e a forma de endereçar uma carta. De acordo com Olga, os gestores também podem buscar parceiros que viabilizem  os presentes solicitados pelas crianças, que serão entregues em dezembro nas unidades.

Primeira vez

O diretor da Escola Municipal Luiz Cavalon, Juraci Felix da Rocha, ficou feliz com a participação, pela primeira vez, da unidade na campanha. “É um projeto maravilhoso que vem ao encontro com as necessidades das crianças. O presente chega em um momento muito importante para elas”, disse. Ao todo, 330 alunos do Pré ao 1º ano participarão da ação.

Também participando pela primeira vez, a diretora Flávia Mara Figueiredo, do Ceinf José Ramão Cantero, disse que está ansiosa para ver a reação dos pequenos do berçário e creche. “Eles entendem tudo e ficarão muito felizes porque eles ainda têm essa magia do Natal. É importante fomentar esse sentimento porque é uma fase que passa rápido”, disse.

Na opinião da diretora, a campanha é uma oportunidade para falar sobre os valores natalinos, sem apelar para questões comerciais ou religiosas. “As crianças também estão inseridas na sociedade e não podemos colocá-las em uma bolha porque elas têm acesso às mídias e a internet. O importante é trabalhar o tema com tranquilidade”, destacou. No Ceinf participarão 194 alunos. (Assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dia das Mães: Busca por presentes de última hora movimenta o centro de Campo Grande

Família aposta em vendas de cestas artesanais para o Dia das Mães em Campo Grande

Adriane Lopes toma vacina e desafia população para esgotar doses no Dia ‘D’

Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após mediação dos Estados Unidos

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Marcelo Bertoni diz que Famasul lidera esforços para prorrogar prazo de regularização de terras na faixa de fronteira

Últimas Notícias

Transparência

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Prefeitura de Caarapó abriu chamamento público para firmar termo de colaboração com OSCs interessadas no transporte de universitários do município até Dourados

Transparência

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Investigação apura suposto dano ambiental provocado pela instalação de núcleo industrial próximo à cabeceira do Córrego Buriti

Le Blog Maria Antonia

Câmara do Rio aprova projeto de lei que cria o ‘Dia da Cegonha Reborn’

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que institui o “Dia da Cegonha Reborn” no calendário da cidade, em sessão realizada recentemente . O texto ainda precisa passar pela sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD). A proposta seria uma homenagem às artesãs que criam bonecos ultrarrealistas de bebês, chamadas … Continued

Transparência

Com licitação prevista para este mês, creche em Bataguassu custará até R$ 5,6 milhões

Prefeitura pretende realizar obra no Jardim América II com recursos próprios e do Novo PAC. Obra, quando concluída, terá capacidade para até 188 alunos por período